214kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

Anúncio de 1964 coloca em causa a originalidade de Donald Trump

Este artigo tem mais de 4 anos

Em 1964 Barry Goldwater era o candidato republicano às eleições presidenciais nos Estados Unidos. Anúncios da campanha do seu oponente mostram semelhanças entre Goldwater e Trump.

i

Trump poderá vir a ser o candidato do Partido Republicano para as eleições do fim deste ano.

Getty Images

Trump poderá vir a ser o candidato do Partido Republicano para as eleições do fim deste ano.

Getty Images

Um anúncio de campanha que Lyndon Johnson utilizou em 1964 tornou-se viral. O anúncio servia para difamar o candidato republicano Barry Goldwater, mas tem sido partilhado nas redes sociais para fazer uma analogia entre Goldwater e o candidato que vai à frente da corrida presidencial pelos republicanos: Donald Trump.

Em 1964, o presidente que se recandidatava, Lyndon Johnson, recorreu a uma forte campanha difamatória através de anúncios televisivos que criticavam o controverso senador do Arizona e as suas posições.

Donald Trump, o mais controverso dos candidatos presidenciais pelo Partido Republicano, tem percorrido um percurso bastante semelhante àquele que Goldwater traçou durante a sua campanha eleitoral. Ambos foram responsáveis por episódios criticados quer pelos democratas, como pelos republicanos.

O Observador foi procurar alguns dos pontos em que os dois candidatos se aproximam:

Apoio do Ku Klux Klan

Goldwater recebeu o apoio público de Robert Creel, um membro do KKK, citado neste anúncio de Johnson:

Neste anúncio, o narrador lê uma citação do membro do Ku Klux Klan que afirma: “Nós representamos a maioria das pessoas do Alabama! Representamos aqueles que odeiam o apoio aos direitos dos negros (“Niggerism”), Catolicismo, Judaísmo e todos os “-ismos” de todo o mundo.” Creel também é citado afirmando o seu apoio ao candidato republicano: “I like Barry Goldwater. He needs our help!”

Relativamente a Trump, este recebeu o apoio do KKK através do programa de rádio do ex-líder. Neste programa, David Duke afirma que “Votar contra Trump é votar contra a nossa herança.” Duke afirmou não aceitar todas as políticas do magnata americano, mas apelou a que os seus ouvintes se voluntariassem para irem ajudar na campanha de Trump.

Apoio do Partido Republicano

Ambos os candidatos foram alvos de bastante críticas por parte de outros membros do partido ao qual pertenciam. As críticas a Goldwater são contadas neste outro anúncio de Johnson:

Trump tem encontrado oponentes que criticam bastante o candidato e que já se juntaram por várias vezes para o criticar. Desde a sua política migratória até à sua recusa de não condenar o apoio do KKK, Trump parece dividir o partido republicano, tendo apenas o apoio popular.

Goldwater fez uma campanha bastante conservadora, alienando muitos apoiantes do Partido Republicano que gostavam de ver uma evolução menos rígida no partido – mudança que seria concretizada com Nixon, mais liberal que os seus antecessores. Trump não sendo conservador na sua forma de fazer política, apresenta promessas próximas da matriz republicana de Goldwater, lutando por uma América mais centrada em valores conservadores.

Política externa

Os dois candidatos optaram também por mostrar posições fortes relativamente a política externa: se Goldwater tentou acabar com a guerra do Vietname através da violência e da guerra nuclear, Trump tenta acabar com a imigração ilegal, expulsando os mexicanos do país e erguendo um muro entre os dois países.

O ator contratado para fazer o anúncio de Johnson, termina o anúncio afirmando que chegou a pensar não votar nas próximas eleições, mas que acabou por decidir que iria dar o seu voto:”O meu partido cometeu um erro [eleger Goldwater como representante] e eu tenho de ir votar contra esse erro no dia 3 de novembro”. Será este o pensamento de alguns membros do Partido Republicano num momento em que parece que Trump será o candidato republicano?

Goldwater sofreu uma das maiores derrotas nas presidenciais americanas de sempre. Poderá Trump ir pelo mesmo caminho?

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.