O primeiro-ministro, António Costa, participa este sábado em Paris numa reunião de chefes de Governo e líderes do Partido Socialista Europeu (PSE), promovida pelo Presidente francês, François Hollande, em vésperas de um novo Conselho Europeu. Apesar de não ser socialista, também Alexis Tsipras marca presença nesta reunião e senta-se à mesa com Costa e outros chefes de Governo europeus socialistas.

O encontro de altos responsáveis políticos da família socialista europeia, a ter lugar no Palácio do Eliseu a partir das 10:30 locais (09:30 de Lisboa), visa preparar o próximo Conselho Europeu, o qual decorrerá a 17 e 18 de março, em Bruxelas, e cuja agenda será consagrada à crise migratória e ao processo do “semestre europeu” de coordenação de políticas económicas e orçamentais.

No encontro de hoje no Eliseu, indica uma nota do PSE, os chefes de Estado e de Governo e outros líderes pertencentes a esta família política europeia irão coordenar a estratégia política comum com vista a “um crescimento sustentável, emprego e promoção de direitos sociais fortes, numa altura em que a própria ideia da Europa está em perigo”.

“Os primeiros-ministros irão também discutir a crise de refugiados, promovendo uma solução justa e duradoura, baseada na solidariedade”, acrescenta a nota.

Além do “anfitrião” François Hollande e de António Costa, deverão participar na reunião o primeiro-ministro de Itália, Matteo Renzi, o presidente do Parlamento Europeu, o socialista Martin Schulz, e o presidente do PES, Sergei Stanishev, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR