Depois de ter passado um ano no espaço, o astronauta norte-americano Scott Kelly vai reformar-se no início do mês de abril. O anúncio foi feito na sexta-feira pela própria NASA, menos de duas semanas depois de Kelly ter regressado à Terra.

Scott Kelly, de 52 anos, passou 340 dias a bordo da Estação Internacional Espacial, o período mais longo que um homem alguma vez passou no espaço. Consigo esteve o astronauta russo Mikhail Korniyenko. Os dois regressaram à Terra no dia 2 de março, depois de uma aterragem bem sucedida nas estepes do Cazaquistão.

A estadia dos dois astronautas foi organizada com o objetivo de estudar os efeitos que o espaço tem no corpo humano. Durante os 340 dias, a NASA monitorizou em terra o irmão gémeo de Kelly, Mark, um astronauta reformado. Os resultados estão neste momento a ser comparados e avaliados.

Durante a estadia na Estação Internacional Espacial, Kelly tornou-se numa vedeta, ao publicar centenas de imagens nas redes sociais. “Esta missão de um ano no espaço foi um desafio profundo para todos os envolvidos, e deu-me uma perspetiva única e muito tempo para pensar em qual deveria ser o meu próximo passo na nossa viagem contínua para ajudar ainda mais as nossas capacidades no espaço e na Terra”, disse o astronauta num comunicado, citado pelo Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de reformado, Kelly continuará a ser submetido a exames médicos periódicos, como parte da sua missão, garantiu a NASA. “É mais fácil ajustar-me no espaço do que na Terra”, disse o astronauta numa conferência de imprensa após ter aterrado em terra firme. “Nunca me livrarei do espaço. Estarei sempre envolvido.”