Uma carta escrita pelo poeta norte-americano Walt Whitman em nome de um soldado foi encontrada por uma voluntária nos Arquivos Nacionais, dos Estados Unidos da América. A missiva, escrita em nome do soldado Robert N. Jabo para a sua mulher, é um achado “significativo”, uma vez que Whitman menciona “repetidamente” no seu diário do tempo da Guerra Civil “cartas escritas a soldados”, explicou ao jornal The Guardian Kenneth Price, especialista na obra do poeta.

Foi Catherine Wilson, uma das mais de 60 voluntárias que estão a catalogar centenas de pedidos de atribuição de pensões a familiares de soldados que morreram durante a Guerra Civil, que encontrou a carta. A bibliotecária da Virgínia ficou em choque quando se apercebeu que o documento tinha sido escrito por Whitman. No final do texto, o poeta assinou: “Escrito por Walt Whitman, um amigo”.

“Gosto de ler todas as cartas de soldados que encontro nos ficheiros das pensões. E não é muito comum encontrar uma carta de um marido para uma mulher”, disse a voluntária ao jornal britânico. Catherine Wilson avisou a especialista Jackie Budell, que depois contactou Kenneth Price, co-diretor do Arquivo Walt Whitman. “Estou extremamente familiarizado com a sua caligrafia, por isso tive poucas dúvidas sobre a autenticidade da carta“, garantiu Price.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A carta, incluída no pedido de atribuição de pensão, foi usada pela viúva como prova de que o marido tinha morrido de ferimentos causados pela guerra. “Jabo morreu depois de ter sido dispensado do serviço, por isso o pedido da viúva começou por ser rejeitado”, explicou Catherine. “Se ela conhecia a reputação de Whitman e achou que isso ia ajudar, nunca saberemos. Achamos que ela era analfabeta, e a família tinha emigrado do Canadá.”

Na missiva, Jabo refere que foi “dispensado do serviço”, mas que não estava “suficientemente bem para ir para casa”. “A minha queixa é uma doença nos pulmões…”, escreveu Whitman em nome do soldado, que tinha seis filhos. “Espero que tentes escrever-me assim que receberes isto e diz-me como todos estão… Espero que seja a vontade de Deus que nos voltemos a encontrar.”

Walt Whitman viajou para a frente da Guerra Civil norte-americana em 1862, altura em que o seu irmão foi ferido em batalha. Foi nessa altura que terá conhecido Jabo, que esteve internado no hospital Harewood, em Washington, em 1866, onde acabou por morrer com tuberculose. Durante esse período, o poeta terá escrito várias cartas em nome dos soldados que aí se encontravam. Porém, “apesar de Whitman referir este tipo de cartas com regularidade, muito poucas sobreviveram ou foram identificadas em lugares como os Arquivos Nacionais”, explicou Price. “A raridade e a natureza tocante do achado é significativa.”