O movimento informal de cidadãos contra a exploração de petróleo e gás no Algarve (Allgrave) promove hoje um conjunto de iniciativas, em Faro, de alerta sobre os perigos deste tipo de explorações para a região.

O programa vai decorrer na Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), em Faro, e inclui ‘workshop, ‘uma marcha de protesto e uma palestra com a participação da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), organização que agrupa associações ambientalistas e de defesa do património e que tem manifestado a sua oposição à exploração de hidrocarbonetos na região.

“O evento terá início às 14h30 com um ‘workshop’ de eco-pintura e a atividade lúdica ‘Teia da Vida’. Às 15h00, iremos realizar uma marcha de protesto à exploração, com o intuito de dinamizar a cidade, apelar à população para que não fique sentada a ver, para que participe, se faça ouvir, mostre que está atenta”, anunciou a organização.

O Allgrave apela aos participantes para “dizer não em uníssono” durante a manifestação, que percorrerá algumas das principais artérias de Faro, como a Avenida da República, o Largo da Madalena, a Rua do Refúgio e a Avenida 5 de Outubro, passando também pela Câmara de Faro de caminho à sede da ARCM, na zona antiga da cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A PALP, com uma sessão de esclarecimentos — “Para quê criar mau ambiente?” -, vai dar a conhecer as concessões, os métodos para extração usados pelas companhias petrolíferas e os riscos ambientais envolvidos”, precisou o Allgrave num comunicado.

A iniciativa de hoje conta também com a “participação da Algarve Surf and Marine Activities Association, que irá fazer uma palestra sobre o ativismo” contra a explorações de petróleo e gás natural, denominada “Nem um furo, nem agora, nem no futuro”.

Ali será possível “perceber que tipo de ações podem ser feitas” em sinal de protesto.

O programa prevê também demonstrações de alternativas energéticas, como a energia solar, a exibição de documentários ou concertos de bandas como os Íris, Biopsia, Rhakatta, Epiphany, Al-Khimia, G.I.G.GY, The Wax Flalmingos, Trauma, Slug, A Chama e Canhões de Guerra, entre as 19:30 e as 02:00.

De acordo com informação publicada no sítio de Internet da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, em mar alto, no Algarve, foram adjudicadas quatro concessões, atualmente todas detidas pelo consórcio Repsol/Partex.

Para a prospeção e eventual exploração de petróleo em terra (“onshore”), foram assinados, em setembro passado, contratos para duas áreas de concessão no Algarve – Aljezur e Tavira -, com a empresa Portfuel, Petróleos e Gás de Portugal, Lda.