A seleção portuguesa de râguebi sofreu este sábado uma pesada derrota em Madrid perante a Espanha, por 39-7, na nona e penúltima jornada da Taça Europeia das Nações, e continua em risco de cair para a II Divisão. Os Lobos seguem na sexta e última posição do grupo, com seis pontos, os mesmos que a Alemanha, que foi esmagada na Roménia, por 61-7.

Na última jornada, Portugal precisa de, pelo menos, empatar na receção à Rússia e esperar que os germânicos, também a jogarem em casa, não vençam a Espanha. Em caso de igualdade pontual, a Alemanha tem vantagem sobre a seleção portuguesa.

No Estádio Universitário de Madrid, o duelo ibérico penalizou ainda mais a situação da seleção portuguesa no principal escalão da Taça Europeia das Nações e confirmou que os Lobos estão bem longe das exibições que, por exemplo, em 2007 valeram a apuramento inédito para o Mundial da modalidade.

Ao intervalo, a Espanha já vencia por 18-7, um resultado que ficou ainda mais pesado na segunda parte, tal foi a superioridade e o domínio dos Leões. José Vareta fez o único ensaio português, com transformação de Nuno Sousa Guedes.

O decisivo Portugal-Rússia está agendado para 19 de março, em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR