Terminou este sábado mais uma edição da MONSTRA, o Festival de Animação de Lisboa. O filme Memórias de Marnie, a mais recente produção dos estúdios Ghibli, foi o vencedor do Grande Prémio do festival.

A longa-metragem, realizada pelo japonês Hiromasa Yonebayashi em 2014, “mostra-nos a natureza dos laços humanos, com um uso inteligente do tempo, um ritmo da natureza que nos conduz para a harmonia“, salientou o júri da competição durante a sessão de encerramento este sábado, no Cinema São Jorge.

[jwplatform IvSYFhMD]

Na competição portuguesa, o filme Amélie & Duarte, de Alice Guimarães e Mónica Santos, arrecadou o Prémio SPA/Vasco Granja, atribuído ao melhor filme português de animação. “Através do uso imaginativo da técnica de pixilação, este maravilhoso filme capta as emoções de um amor falhado”, afirmou o júri.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O galardão de Melhor Curta-Metragem Portuguesa foi para Estilhaços, o mais recente filme do português José Miguel Ribeiro. A curta, que teve estreia mundial na edição deste ano da MONSTRA, recebeu ainda o Prémio Público.

Ainda na secção de curtas-metragens, o Grande Prémio MONSTRA Curta foi para Sunday Lunch, da francesa Céline Devaux, pelo “uso criativo das metáforas visuais num ritmo perfeito como mecanismo narrativo” e “pelo uso cuidado da linguagem fílmica, imagem, som e voice-over como elementos independentes”, referiu o júri.

“O filme eleva uma situação banal com humor, enquanto revela as relações pessoais de uma família normal”, conclui o júri da competição.

Na categoria de Curtíssimas, dedicada a filmes com menos de dois minutos, os vencedores foram os filmes FRRT FRTT FRT FRRTT, de Aude Bario e Barbara Meuli, e By the Name of Boston, do norte-americano Grant Kolton. As curtas-metragens receberam os prémios Melhor Curtíssima Portuguesa e Melhor Curtíssima Internacional, respetivamente.

Já o Grande Prémio Monstrinha foi para a curta-metragem The Story Of Percival Pilts, dos australianos Jeanette Goodey e John Lewis.

Os vencedores da 15.ª edição da MONSTRA, que começou no passado dia 13 de março, estarão em exibição este domingo no Cinema São Jorge, às 16h30 (curtas) e às 20h (Memórias de Marnie), e no City Alvalade às 20h ( Memórias de Marnie) e às 22h (curtas). Para o ano há mais.