Em Dayton, no Ohio, quando Donald Trump começou a falar, um homem tentou chegar ao palco e confrontá-lo diretamente. Os Serviços Secretos foram mais rápidos e apanharam-nos antes de este conseguir chegar perto do candidato. “Eu estava à espera disto, mas é mais fácil deixar que a polícia lide com ele”, afirmou então o republicano à multidão que o aplaudia. Nos últimos três dias aumentaram os protestos contra Trump, impedindo um dos seus comícios, e fazendo com que outras ações de campanha sejam interrompidas. O milionário pede que os manifestantes sejam presos e aponta o dedo a Bernie Sanders.

Este apelo foi feito em Kansas, no Missouri, quando várias pessoas tentaram interromper um evento do republicano. “Eu vou pedir que essas pessoas sejam todas presas. Eu vou processá-los pelo que seja que for. Se eles querem continuar a fazer isto, nós vamos insistir que sejam todos presos“, disse Donald Trump enquanto falava às várias pessoas que se tinham deslocado ao local para o ouvir, relata a CNN. A polícia usou mesmo gás pimenta para afastar os manifestantes e duas pessoas foram presas por não ficarem no perímetro de segurança delineado pelas forças de segurança.

Em Dayton, logo a seguir ao cancelamento do seu evento em Chicago devido a protestos onde quatro pessoas foram detidas e houve violência entre as pessoas que estavam a favor do republicano e as que estavam contra a sua campanha, Donald Trump apontou o dedo a Bernie Sanders, chamando-o “o nosso amigo comunista”. A campanha de Trump e o próprio candidato afirmam que os protestos estão a ser incitados pelo candidato democrata, Bernie Sanders. “Controla os teus apoiantes, Sanders”, disse Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já a campanha de Sanders afirma que ajudou apenas estudantes a imprimir cartazes contra Trump na sua sede de campanha em Chicago. “Os nossos apoiantes não estão a incitar à violência. O que eles estão a fazer é responder a um candidato que, de muitas formas diferentes, encorajou a violência”, disse Bernie Sanders em Chicago, neste sábado.

No sábado à noite, Reince Priebus, presidente do Comité Republicano disse em comunicado esperar que todos os americanos usem o direito à primeira emenda – ou seja, o direto à liberdade de expressão -de maneira a que isso respeite os direitos dos restantes americanos. Já outros candidato republicanos, como Marc Rubio dizem que está cada vez “mais difícil” apoiar um possível candidato do lado republicano como Trump.