Madrid vai acolher a entrega dos ‘Óscares de Bollywood’. A cerimónia, que premeia os melhores da segunda maior indústria de cinema do mundo, acontece em junho. O evento promete levar a capital espanhola a uma audiência televisiva estimada em 800 milhões de espetadores.

A 17.ª edição dos prémios da Academia de Cinema Indiano vai acontecer entre 24 e 26 de junho e deverá levar a Madrid cerca de 15 mil visitantes, resultando numa receita de 15 milhões de euros para a cidade. A iniciativa de levar os prémios para fora de portas não é nova. A International Indian Film Academy (IIFA) já organizou a cerimónia em cidades como Londres, Singapura, Dubai, Toronto e Amesterdão.

O programa começa no dia 24 com a Feira de Madrid (Ifema), o festival de música IFFA Stomp e o congresso Business Forum; no dia 25 vai-se realizar o concerto IFFA Rocks e a entrega de prémios técnicos. A grande cerimónia, com toda a pompa e circunstância que a ocasião pede, acontece no domingo. É, portanto, no dia 26 que as estrelas do cinema indiano vão brilhar, numa gala que celebra uma indústria que produz mais de 1.000 filmes por ano. As previsões indicam que o evento, que conta com os patrocínios de mais de 50 marcas indianas, será acompanhado por 500 meios de comunicação social.

Os preparativos já começaram e as estrelas de Bollywood já começam a chegar para gravar vídeos promocionais. Os atores, que contam com milhões de seguidores nas redes sociais, têm partilhado várias imagens em locais turísticos da cidade. Durante as gravações de um flashmob, vários fãs participaram, muitos deles turistas ou parte da comunidade indiana em Madrid. Atores como Hrithik Roshan (conhecido como o Brad Pitt indiano), Sonakshi Sinha e Anil Kapoor distribuíram autógrafos e tiraram fotografias com os fãs que os abordaram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR