A “Vision Europe Summit” mandou uma “Carta aberta” a todos os parceiros a apelar à união na Europa na resposta à crise dos refugiados que assola o continente.

O documento começa por evidenciar que “os líderes europeus têm de implementar soluções comuns em toda a Europa para a crise dos refugiados. Só soluções conjuntas poderão reduzir de forma credível e eficaz o sofrimento humano cada vez maior e a turbulência social e política.”

Esta crise é apontada como um “sério desafio” que põe em causa o “bem-estar dos refugiados” e das sociedades europeias e é pedido que se façam esforços conjuntos para responder “aos pedidos de ajuda humanitária, asilo e integração” e que sejam criadas condições de integração, alegando que a incapacidade de o fazer “implicará graves ameaças para a coesão social e a estabilidade política”.

O ‘Vision Europe’, “uma parceria entre sete grandes think tanks e fundações europeias”, apela a uma resposta coletiva urgente para o problema, que deve passar por um esforço conjunto de controlo das fronteiras no espaço Schengen. O grupo considera que “recuperar o controlo das fronteiras externas da UE é essencial para que as fronteiras internas possam permanecer abertas.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR