Foram descobertos no Uzbequistão fósseis com 90 milhões de anos que podem ter a resposta a um dos maiores enigmas sobre os dinossauros T-Rex, conta a BBC Mundo.

O fóssil revela uma espécie, até agora desconhecida, de tiranassauro que pode explicar como é que o T-Rex (que pertence à família de tiranossauros) cresceu até ao ponto de se tornar um dos maiores predadores do planeta. Os restos fossilizados da criatura, a que chamaram Timurlengia, foram encontrados por uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, em conjunto com especialistas russos e norte-americanos.

As análises revelaram que os ouvidos e o cérebro do Tirmurlengia foram essenciais para o domínio dos tiranossauros, sugerindo que a evolução da espécie começou por torná-los mais inteligentes e, só depois, maiores.

O investigador principal deste estudo, Stephen Brusatte, diz que esta espécie ainda não era conhecida e é “um dos primos mais próximos do T-Rex, mas muito mais pequeno”. O seu tamanho é semelhante ao de um cavalo. O animal é de meados “do período Cretáceo, no qual existe uma enorme brecha no registo fóssil”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi precisamente nessa altura tão desconhecida para a comunidade científica que os tiranossauros evoluíram de pequenos caçadores para predadores gigantescos. Este era um mistério evolutivo “frustrante” para os cientistas, que esta descoberta ajudou a resolver.

As semelhanças entre a recém-descoberta espécie e o T-Rex permitiram perceber que “as características evolutivas são as que permitiram que o T-Rex se tivesse transformado neste superdominante colocado no topo da cadeia alimentar”. Uma dessas características são “os ossos que se encontram também no T-Rex”, particularmente o crânio.

Os exames feitos ao crânio revelaram que a forma do cérebro e do ouvido interno do Tirmurlengia revelaram que eram “quase idênticos aos do T-Rex”. A tomografia computadorizada tinha o intuito de perceber melhor as capacidades sensoriais do réptil, mas acabaram por revelar mais do que isso. Já “tinham toda a unidade central de processamento, toda a inteligência, todos os sentidos agudos do T-Rex e talvez tenha sido isso que permitiu que o T-Rex fosse tão grande”, admite Brusatte.