A chanceler alemã Angela Merkel manifestou um “otimismo prudente” antes das negociações de um acordo crucial entre a União Europeia (UE) e a Turquia sobre os migrantes, referindo que “ainda há muitas coisas por resolver”.

“Associo-me à avaliação do presidente do Conselho [europeu, Donald Tusk], que se refere a um otimismo prudente e insiste na palavra prudente”, considerou a chanceler. “Ainda há muitas coisas por resolver, aguardam-nos discussões intensas”, disse.

Em declarações à margem da cimeira sobre a crise migratória, que hoje decorre em Bruxelas, o Presidente cipriota Nikos Anastasiades admitiu a possibilidade de um “compromisso” sobre o acordo UE-Turquia, após ter ameaçado bloquear a iniciativa.

“Existem obstáculos, mas espero que exista um compromisso no decurso das deliberações que vão ser efetuadas”, disse. Anastasiades também assegurou que Chipre “não será o obstáculo”.

As relações entre a UE e a Turquia têm sido perturbadas desde há décadas pela questão de Chipre, com Ancara a recusar reconhecer o Governo cipriota da parte sul da ilha dividida e Estado-membro da União desde 2004.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR