Se há algo que prova que a política norte-americana é um mundo à parte, são as suas campanhas eleitorais. As eleições presidenciais são no final deste ano, mas há quem faça campanha há um ano e à medida que o processo avança e que os mais prováveis vencedores se vão definindo, o tom também fica mais agressivo. Que o diga Hillary Clinton, que é visada em mais um anúncio da campanha de Donald Trump. Mas os apoiantes da senadora não se deixaram ficar e a resposta chegou quase imediatamente.

Pode ser uma campanha atípica, com a presença do lado republicano (e cada vez mais provável vitória) de Donald Trump. Mas a história de ataques duros, em especial entre as organizações de apoiantes de cada lado, não é desta campanha. Desta vez foi Donald Trump que começou, com a sua campanha a fazer um anúncio de paródia à candidata à nomeação democrata, com uma montagem a insinuar que a estratégia da ex-chefe da diplomacia norte-americana passa por… ladrar.

https://www.youtube.com/watch?v=17EOM3RTD1Y

No entanto, a campanha de Donald Trump não precisou de esperar pela resposta, que chegou quase de imediato. Desta vez os apoiantes de Hillary Clinton usaram o mesmo modelo de vídeo e declarações de Donald Trump que, quando questionado com quem se estaria a falar para assumir a Presidência no que diz respeito à política externa norte-americana, respondeu que estava a falar com ele próprio, porque, diz, “tem um cérebro muito, muito bom”. No vídeo, logo de seguida, podem ver-se imagens de arquivo de Hillary Clinton a soltar uma gargalhada logo após as declarações de Donald Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR