É um passo significativo no caminho para a integração das mulheres na carreira militar: Portugal vai ter, pela primeira vez, uma mulher a ocupar o posto de general nas Forças Armadas. A promoção vai acontecer na Força Aérea, onde uma mulher vai subir à categoria máxima deste ramo.

Na Força Aérea – assim como no Exército -, os oficiais-generais podem ter postos de major-general, tenente-general e general por ordem ascendente de hierarquia – os cargos de marechal e brigadeiro-general são, respetivamente, honorífico e provisório. A mulher que for promovida à categoria máxima deste ramo vai ocupar o primeiro grau.

A informação começou por ser avançada pela revista Visão, citando o deputado centrista João Rebelo e foi, entretanto, confirmada pelo Observador junto de fonte oficial do Ministério da Defesa.

Ao Observador, o Ministério da Defesa garante que a promoção vai acontecer como parte de um “processo natural de progressão na carreira”, ainda que não haja uma data definida para tal – este ano, pelo menos, não será, adiantou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O nome, contundo, ainda não é conhecido. À Visão, o deputado João Rebelo garantiu que será “uma das três mulheres” que ocupam o posto de coronel nas Forças Armadas – uma informação confirmada pelo Ministério da Defesa ao Observador.

Tal acontece numa altura em que Marcelo Rebelo de Sousa decidiu nomear a tenente-coronel Diná Azevedo como assessora militar da Força Aérea na Presidência da República – uma nomeação também inédita.

De acordo com dados do Ministério da Defesa, há 3260 mulheres militares nas Forças Armadas, o que representa 11% deste universo. E foi a Força Aérea, precisamente, o primeiro ramo das Forças Armadas a integrar, no serviço militar voluntário, a participação das mulheres, em 1988.

Embora continuem a estar sub-representadas nas Forças Armadas, há cada vez mais mulheres como oficiais e em postos mais elevados. Em contrapartida, o ministério da Defesa regista uma redução do número de mulheres a entrarem para as Forças Armadas – um fenómeno que tem vindo a ganhar força desde 2010.