Tavolara, uma pequena ilha ao sul da Costa Esmeralda, é o reino mais pequeno do mundo e tem apenas 11 habitantes. Não tem estradas nem hotéis, apenas um pequeno restaurante nesta ilha de 5 quilómetros quadrados. O dono é o Rei António, de 83 anos.

“Eu sou provavelmente o Rei mais vulgar de todo o mundo. O único privilégio que tenho aqui é ter comida grátis”, disse Antonio Bertoleoni, mais conhecido por Tonino, à BBC.

A ilha de Tavolara é uma ilha que pertence à Itália, localizada a oeste da Sardenha. A sua história começa em 1833 quando rei Carlos Alberto da Sardenha visitou a ilha e reconheceu Giuseppe Bertoleoni como monarca soberano. Bertoleoni morreu o e seu filho mais velho tornou-se o rei Paolo I. Até aos dias de hoje, todos os reis da ilha pertencem à família de Bertoleoni, membros da dinastia de Tavolara.

O nome oficial de Tonino é Carlos II e detém o único restaurante da ilha, o “Da Tonino”. Nos dias de hoje, Tavolara é um local muito procurado por turistas e, como tal, a Itália reconheceu o reino como uma reserva natural. A pequena ilha tem ainda uma raça extremamente rara de bodes que atraem turistas e investigadores de todo o mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR