A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, classificou hoje como “golpe de Estado do século XXI” os acontecimentos que marcam a atualidade do Brasil.

“O que está acontecer no Brasil é de uma importância histórica, deve ser observado e é de uma gravidade extrema, porque se é verdade que há um problema de corrupção no Brasil, não deixa de ser menos verdade que o que está em causa, o que está em curso, é um golpe de Estado do século XXI”, afirmou a bloquista aos jornalistas, à margem de uma sessão de esclarecimentos em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.

Catarina Martins qualificou ainda de grave “um poder judicial com órgãos de comunicação social que está a agir fora do Estado de direito”.

Por outro lado, reforçou que “tentar fugir à justiça e àquilo que deve ser a investigação e a transparência da vida pública também não é resposta”.

Em causa estão os acontecimentos que se seguiram à investigação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato, relativa a um esquema de corrupção que envolve várias empresas, incluindo a gigante petrolífera estatal Petrobras.

Paralelamente, a atual chefe de Estado brasileira, Dilma Rousseff, enfrenta um processo de destituição e multiplicam-se os protestos contra e a favor do Governo um pouco por todo o país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR