Os desfiles de Luís Buchinho, Nuno Baltazar e Katty Xiomara, o regresso de Alexandra Moura e a estreia de Ana Sousa marcam o encerramento do Portugal Fashion, que decorre hoje no Museu do Carro Elétrico e na Alfândega do Porto.

Com as propostas para o próximo outono/inverno, o último dia do 38.º Portugal Fashion começa logo às 12:30, no Museu do Carro Elétrico, com o desfile de Luís Buchinho, que apresenta a coleção que estreou em Paris, “The Missing Piece”.

O criador “aposta num jogo de construção complexo e apaixonante”, com coordenados inteiramente inspirados “em peças de puzzle a três dimensões”, segundo informação disponibilizada pela organização.

Segue-se Nuno Baltazar, já na Alfândega do Porto, com “Circus”, que se desenvolve “a partir das personagens interpretadas por Jessica Lange na série americana American Horror Story”, com peças “com espírito corrosivo, explorando, através de silhuetas, cores e coordenações, imagens ambíguas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A edição está ainda marcada pela estreia de Ana Sousa nas andanças das passerelles. A designer, com mais de 50 lojas espalhadas pelo mundo, apresenta a coleção “Timeless”, marcada “pelo eterno feminismo e [que] recria um glamour escondido em influências do passado”.

Com a coleção “Neo Expeditioners”, Katty Xiomara dedica um “olhar nómada sobre o conhecimento”: “É forte, mas delicada; é escurecida, mas límpida; é mate, mas brilhante; tem textura, peso e forma. Sequências imprevisíveis de tecidos, cores e texturas brincam com proporções e volumes”.

Alexandra Moura regressa ao Portugal Fashion depois de ter sido presença habitual na ModaLisboa e faz “uma reflexão sobre o impacto do feminino no masculino e vice-versa, porque em todo o indivíduo vive uma guerra misógina”.

O encerramento do último dia cabe a Vicri, desfile que antecede os das marcas Dielmar e Lion of Porches, havendo também no calendário os habituais desfiles coletivos da indústria e do calçado, bem como as apresentações no Bloom (plataforma de jovens talentos) de Eduardo Amorim, Klar e Pedro Neto.