Uma colisão entre um autocarro e um carro em Tarragona ao início da madrugada provocou 13 mortos e 43 feridos, quatro em estado muito grave, segundo as autoridades espanholas. No autocarro viajavam 61 pessoas, na sua maioria alunos universitários do programa de intercâmbio Erasmus, que viajavam de volta para Barcelona depois de passarem o dia em Valência. Não havia portugueses entre os passageiros.

Inicialmente, o Governo catalão tinha avançado que havia 14 vítimas mortais do acidente. Mais tarde acabaria por corrigir esse valor. Dos 43 feridos, há pelo menos um que ainda inspira cuidados. As autoridades catalãs já descartaram a hipótese de o acidente ter sido causado pelo estado da via – os primeiros indícios parecem apontar para erro humano, avançou Jordi Jané, conselheiro do Interior do Governo catalão.

De acordo com o relato de Jordi Jané, o condutor do autocarro foi-se encostando à direita e, quando se deu conta que estava no limite da estrada, deu uma guinada forte e acabou por atravessar o separador, indo colidir com o automóvel que seguia em direção contrária, onde seguiam duas pessoas.

O acidente aconteceu na estrada AP-7, no município de Freginals, Tarragona. O autocarro pertence à empresa Mollet del Vallès e regressava de Valência, onde este sábado se realizaram as festas “Las Fallas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este autocarro fazia parte de uma comitiva de cinco autocarros da mesma empresa, que regressavam todos a Barcelona depois das festas de Valência. Era o último da fila, fazendo com que os restantes quatro tivessem prosseguido a sua viagem e só se tivessem dado conta do acidente à chegada a Barcelona.

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, as quatro pessoas em estado muito grave estão agora a ser assistidas no Hospistal Verge de la Cinta de Tortosa, em Tarragona. As 13 pessoas com ferimentos mais ligeiros foram transportadas para o hotel de Tortosa, que a câmara municipal habilitou para receber os familiares das vítimas. O condutor do autocarro, que sobreviveu ao acidente, foi submetido a análises que se revelaram negativas para o consumo de álcool e drogas.

Entretanto, a Direção Geral de Proteção do Governo Regional da Catalunha divulgou uma lista das nacionalidades de todos os estudantes envolvidos no acidente de hoje em Tarragona (Espanha), na qual não consta Portugal.

De acordo com a entidade catalã, citada pela agência Lusa, no autocarro acidentado viajavam estudantes do Peru, Bulgária, Polónia, Irlanda, Palestina, Japão, Ucrânia, República Checa, Nova Zelândia, Reino Unido, Itália, Hungria, Alemanha, Suécia, Noruega e Suíça.

Artigo atualizado às 20h00