França e Alemanha propuseram o envio de 600 agentes, entre polícias e peritos, para ajudar a Grécia a pôr em marcha o novo acordo entre a União Europeia e a Turquia sobre a devolução de migrantes que cheguem clandestinamente.

Os ministros do Interior de França, Bernard Cazeneuve, e da Alemanha, Thomas Maizière, formalizaram a proposta numa carta em que justificam a iniciativa com “a urgência particular” que a Grécia enfrenta, já que desde deste domingo deve aplicar o acordo União Europeia (UE) — Turquia.

França e Alemanha indicam que cada um dos países enviará até 200 polícias suplementares para a agência europeia de controlo de fronteiras, assim como cerca de 100 peritos para o Organismo Europeu de Apoio ao Asilo.

Também manifestaram disponibilidade para prestar “assistência técnica à Grécia” para ajudar “no reforço dos procedimentos de retorno”.

Nos termos do acordo, a partir de hoje todos os migrantes e refugiados que cheguem de forma clandestina à Grécia devem ser expulsos de imediato para a Turquia, que se compromete a aceitá-los em troco de dinheiro e de que os europeus assumam a instalação em seu território de refugiados sírios agora na Turquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR