Não há fila no Lux, coisa rara ao fim-de-semana. Mas espera, afinal é domingo e afinal parece que já curámos a ressaca do dia anterior. À entrada da discoteca, várias máquinas de multibanco preveem uma enchente e podemos escolher quanto queremos pagar para a festa, sempre em múltiplos de seis. “Qual foi o máximo que já pagaram hoje?”, perguntamos. Até agora “cento e tal euros”, mas a noite ainda está a começar. E a começar às seis da tarde. Enfim, pelo menos, sabemos que vai acabar cedo, à meia-noite, até porque a manhã seguinte é de trabalho.

É a segunda matiné do ano no Lux, coisa também rara de acontecer na programação da discoteca mais famosa de Lisboa. A primeira, apesar de ter sido em janeiro, pouco depois da morte de David Bowie, foi por muitos já considerada a festa do ano, pondo uma responsabilidade acrescida nas que estão para vir. “Loving The Alien”, assim se chamou o evento com mais de 2 mil confirmações no Facebook, tinha como mote homenagear Bowie e “festejar a eternidade” – e, apesar do bar aberto, provavelmente vai demorar uma eternidade para nos esquecermos da festa, diga-se de passagem.

Se o dresscode era “Bowie yourself” e havia gente à pressa a pintar relâmpagos na cara com batom para conseguir entrar, desta vez o aviso de guarda-roupa é “Sequeira: como se queira”. O quadro de Domingos Sequeira que o Museu Nacional de Arte Antiga quer adquirir até 30 de Abril, “uma peça fundamental do património nacional”, dizem, é a razão para o Lux abrir portas a um dia de descanso e as receitas de bilheteira vão todas para a causa (as receitas do bar, essas sim vão para a casa).

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Na matiné do Lux, frequentada por pessoas de todas as idades, de engravatados a miúdos semi-descontrolados

A poucos dias da festa, 67% do quadro já estava comprado apesar da “muito expressiva” ausência de contribuições de grandes empresas, noticiava o Público, um dos parceiros da campanha de angariação de 600 mil euros para trazer a “Adoração dos Magos”, de 1828, para o museu – neste momento o quadro pertence a um colecionador privado, descendente dos Duques de Palmela.

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Até agora a maior contribuição aconteceu a semana passada com um cheque de 200 mil euros à ordem do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga vindo da Fundação Aga Khan, praticamente o valor que a campanha tinha juntado até então (a seguir a maior contribuição é a da Sociedade Portuguesa de Autores, com 10 mil euros). O domingo no Lux é mais uma ajuda e quis pôr os habitués da discoteca no papel de pequenos mecenas. Pequenos mecenas que, no fim de contas e no fim da festa, podem ter uma contribuição bem significativa. “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” divide o quadro em 10 milhões de pixels e cada um pode ser comprado por 6 cêntimos. No Lux a contribuição mínima é de 6 euros, equivalentes a 100 pixels, comprovados na altura do pagamento num papel carimbado e onde, a caneta, escrevem o nosso nome.

Há quem não brinque em serviço e chegue mascarado de rei mago, como as figuras do quadro, e há quem tenha aproveitado a ocasião para não ir de todo à cama no fim-de-semana. No dia anterior a matiné da Bloop, outra das matinés mais populares (e mais regulares) da cidade, festejou nove anos com uma festa durante a tarde e quem pediu 48 horas de festa teve o que merecia.

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O Lux abriu portas em dia de descanso e as receitas de bilheteira foram todas para a causa (as receitas do bar, essas sim, vão para a casa).

Na matiné do Lux, frequentada por pessoas de todas as idades, de engravatados a miúdos semi-descontrolados, dançou-se por Domingos Sequeira com quadros seus em pano de fundo, como no século XIX. JP Simões, Hélio Morais (PAUS, Linda Martini), o realizador João Botelho e Paulo “Tigerman” Furtado foram alguns dos “DJs mecenas” da festa que, segundo Paula Brito, responsável de comunicação do Museu Nacional de Arte Antiga, “correu mesmo bem”.

Apesar disso, ainda não se sabe ao certo o valor angariado na matiné, mas acredita-se que tenha sido bom. “Não sabemos ainda, pois havia duas modalidades de pagamento: em dinheiro e por transferência bancária diretamente para a conta do Sequeira [Entidade 21584/ Referência 999999999], feitos nos TPA disponibilizados à entrada”, explica. “Ora as transferências não caem imediatamente na conta e, sendo de bancos que não o Millennium BCP, podem até demorar alguns dias. Logo que soubermos o valor final, daremos notícia.”

No site que quer pôr este Sequeira no lugar certo já foram comprados quase 7 milhões de pixels (420 mil euros) e quase 100 mil pixels (6 mil euros) estão reservados. A campanha acaba a 30 de Abril e até lá pode ser que aconteçam outras matinés.