“O Twitter trouxe tanta coisa à minha vida que nem dá para explicar. Acho que vou agradecer a esta rede social para sempre.” A rede social do passarinho azul celebra dez anos esta segunda-feira e não param de chegar homenagens com a etiqueta #LoveTwitter, com um coração e um pássaro ao lado. Esta é a de Thiego Novais, um jornalista brasileiro que, com os seus 25 anos, pertence à Geração Y.

A Geração Y define-se na sociologia como o conjunto de indivíduos que parecem ter nascido com o manual de instruções dos computadores nas mãos. Assume-se que todos os nascidos desde os anos 80 até meados dos anos 90 pertençam à “geração da Internet”: são os millennials, uma expressão estrangeira que se tornou mundialmente conhecida. Para os mais velhos, é fácil identificá-los: são aqueles indivíduos com a cabeça sempre cabisbaixa, constantemente a produzir um “toc toc” com os dedos a carregar no ecrã a velocidade alucinante. Estão normalmente calados, mas sempre com algo a dizer na Internet. O que os mais velhos não sabem é que foi na geração anterior a muitos deles que os princípios do Twitter foram aplicados pela primeira vez.

Em 1972 e com 54 anos de idade, Robert Shields não sabia que se estava a tornar no inventor do microblogging. Shields era um ministro cristão e professor de Inglês numa escola secundária norte-americana que em 1972 começou a registar qualquer informação que lhe viesse à cabeça de cinco em cinco minutos, como se de uma “atualização de estado” se tratasse. Era como se um passarinho azul se sentasse no ombro do professor e perguntasse “o que está a acontecer?”, a cada 300 segundos.

Robert-Shields

Robert Shields com a máquina de escrever IBM. Créditos: Tom Slatin

Decidiu fazê-lo sem motivo aparente, mas prosseguiu o hábito durante 25 anos: não tinha um limite de 140 caracteres e, na verdade, muitas das entradas no seu diário eram bem menores que isso. Certo é que, na altura em que a falta de saúde o impediu de escrever na máquina de escrever IBM (em 1997), Richard Shields já tinha escrito 37.5 milhões de palavras distribuídas em 91 caixas, guardadas na Universidade do Estado de Washington.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

shields_2

Uma das páginas do diário de Robert Shields, escrito a 20 de dezembro de 1995. Imagem: Universidade do Estado de Washington.

O ministro e professor norte-americano morreu em 2007 com 89 anos, mas deixou mais do que um relatório ancestral de uma aplicação que veio revolucionar o mundo da Internet, 34 anos depois de ele ter inventado algo parecido. Além das entradas humorísticas que escrevia, Richard Shields veio a admitir ser o escritor fantasma de um romance erótico – “Jasmine Nights” – e ter escrito mais de 1200 poemas “dos quais pelo menos cinco são bons”, disse o próprio à Associated Press.

Não poderemos abrir nenhuma das caixas onde estão guardadas estas palavras até 2057 para proteger os direitos de autor, embora a universidade tenha cedido algumas páginas ao público. Mas Richard Shields disse ao The New York Times que “talvez ao olhar para a vida de alguém com esta profundidade, para todos os minutos da sua vida, encontrarão algo sobre todas as pessoas”.