Esta segunda e terça-feira “vão ser dias com períodos de céu muito nublado. Vamos continuar com regime de aguaceiros”, indica o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência Lusa. Estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, o vento vai soprar em geral fraco do quadrante norte, sendo moderado a forte nas terras altas, formação de gelo e geada e neblinas ou nevoeiro matinal.

“Em termos de temperaturas, não estamos a prever grandes alterações”, variando, “na generalidade do território, entre os 15 e os 20 graus”, diz o meteorologista, acrescentando que, no interior Norte e Centro, a variação será entre os 10 e os 15 graus. “As mínimas vão situar-se entre os 5 e os 10 graus e no interior entre os zero e os 5 graus”.

De acordo com a previsão do IPMA, a chuva deverá manter-se, pelo menos, até quarta-feira, dia em que as temperaturas máximas descem um pouco.

Para a Madeira, o IPMA prevê, para hoje, períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, que serão de neve nos pontos mais altos da ilha, vento moderado a forte do quadrante norte, soprando temporariamente forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

Nos Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, passando a aguaceiros fracos e vento bonançoso a moderado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR