A representação da União Europeia (UE) em Cabo Verde considerou esta segunda-feira que as eleições legislativas de domingo demonstram o “compromisso total” dos políticos e da sociedade com o processo eleitoral e confirmam uma “cultura democrática consolidada”.

“As eleições legislativas demonstraram o compromisso total dos partidos políticos e da sociedade civil para com o processo eleitoral”, adianta a delegação da União Europeia, numa declaração emitida esta segunda-feira com o acordo dos chefes das missões dos estados-membros residentes na Praia.

A União Europeia afirma ter tomado nota de que a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, que perdeu as eleições, felicitou o líder do partido mais votado, Ulisses Correia e Silva, do Movimento para a Democracia (MpD) e que este, por seu lado, saudou todos os partidos políticos que participaram nas eleições.

Os representantes da UE destacam ainda o facto de Ulisses Correia e Silva ter declarado que os resultados das eleições foram uma vitória de Cabo Verde, não havendo portanto vencedores e vencidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a União Europeia, estes gestos “confirmam uma cultura democrática consolidada e o elevado compromisso dos atores políticos cabo-verdianos, para com as regras do jogo democrático”.

Na declaração, a União Europeia diz que quer, através da sua Parceria Estratégica, continuar a apoiar Cabo Verde a “prosseguir o seu desenvolvimento socioeconómico”.

O Movimento para a Democracia (MpD), na oposição desde 2001, ganhou domingo com maioria absoluta as eleições legislativas de Cabo Verde.

Segundo os dados oficiais mais recentes, quando ainda faltam apurar, nos círculos da emigração, quatro do total de 72 assentos parlamentares, o MpD conta 122.011 votos (53,5%) e 38 deputados.

O Partido Africano da Independência da Cabo Verde (PAICV), no poder com maioria absoluta há 15 anos, conquistou 85.517 votos (37,5%) e 27 deputados. A União Cabo-Verdiana Democrática e Independente (UCID) teve 15.525 votos (6,8%) e três deputados.

Os restantes três partidos concorrentes – PTS, PP e PSD – representam 0,5% dos votos no conjunto das suas votações.

Votaram nas eleições legislativas de domingo em Cabo Verde 228.194 eleitores dos 347.828 inscritos nos cadernos eleitorais. A abstenção foi de 34,1%, quando ainda faltam contar os votos de 25 mesas nos círculos da emigração. Os brancos e nulos somam 1,7% dos votos.