Alunos do ensino secundário da Casa Pia recolheram fundos para a campanha de aquisição da “Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira (1768-1837), sensibilizados pelo facto de o artista ter sido bolseiro da instituição.

O donativo “simbólico”, disse à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação da Casa Pia, vai ser entregue na quarta-feira, às 16:00, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), que lançou a campanha de aquisição do quadro no ano passado.

Até ao momento, segundo fonte do MNAA, a campanha angariou um total de 441.913 euros, mais de dois terços do valor necessário para a compra do quadro, de 600 mil euros.

De acordo com a fonte da Casa Pia, sabendo que Domingos Sequeira tinha sido seu bolseiro, quando estudou em Roma, os alunos do ensino secundário artístico especializado, de um dos centros de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, decidiram mobilizar-se para angariar donativos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os alunos apresentaram uma proposta ao conselho diretivo da Casa Pia, que aceitou promover a recolha, envolvendo cerca de 1500 doações de alunos e trabalhadores dos Centros de Educação e Desenvolvimento Pina Manique, D. Maria Pia, Nossa Senhora da Conceição, Santa Clara, Santa Catarina, Francisco Margiochi, António Aurélio da Costa Ferreira, Jacob Rodrigues Pereira, Centro Cultural Casapiano e Serviços Centrais.

O valor da doação foi cerca de 370 euros e será entregue ao diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, na quarta-feira, numa cerimónia que contará com a presença dos representantes da turma de alunos que divulgaram a iniciativa e com a presidente do conselho diretivo da Casa Pia, Cristina Fangueiro.

A obra de Domingos Sequeira, realizada nas primeiras décadas do século XIX, situa-se entre o Classicismo e o Romantismo, de uma forma semelhante a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu proteção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres, como o italiano Antonio Cavallucci, e conquistou prémios académicos.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, e o quadro “Adoração dos Magos” é considerado “insubstituível” pelo museu, fazendo parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas.

Na sua coleção, o museu possui os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.

Desde o final de outubro do ano passado, milhares de pessoas, muitas delas anónimas, contribuíram para a campanha, que também recebeu contributos, entre outros, de câmaras municipais, juntas de freguesia, da Sociedade Portuguesa de Autores, da Fundação Luso-Americana e da Fundação EDP, da ANA – Aeroportos de Portugal e da Fundação Aga Khan, que contribuiu com 200 mil euros, a maior doação até hoje, e que, segundo declarações do diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, “deu um grande impulso” à campanha.

Inédita em Portugal, a campanha decorre até ao final de abril, e o museu tem toda a informação disponível em sequeira.publico.pt.