É verdade que a Austrália fica lá do outro lado do mundo, mas nem isso explica que os europeus ainda não tenham percebido o que se passa no país dos cangurus. “Está a acontecer um verdadeiro boom na moda, há marcas que apresentam 13 coleções por ano, e por incrível que pareça não há quase nada à venda na Europa.”

Vestida com uma capa da australiana C/Meo Collective, Natacha Esmail sabe do que fala. Depois de fazer a tese de mestrado sobre moda online em Londres, trabalhou um ano no departamento de marketing da Fashion Clinic, em Lisboa, estudou moda na prestigiada Parsons, em Nova Iorque, fez Erasmus no Rio de Janeiro e estagiou na Chanel e na Fendi. Aos 28 anos, e depois de ter corrido mundo, está finalmente onde queria: em Portugal, onde acaba de inaugurar uma loja online que une três continentes e dois hemisférios através de 16 marcas.

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A brasileira Água de Coco é uma das marcas à venda na Melie, neste caso com várias peças de desfiles, muito mais difíceis de encontrar em Portugal.

A Melie começou a funcionar no início de março e pretende colmatar uma falha que a sua fundadora encontrou nas suas muitas viagens: vender marcas difíceis de encontrar na Europa e sobretudo em Portugal. “Temos uma ótima oferta no mass market e na high fashion mas toda a faixa do meio, aquilo a que eu chamo moda contemporânea, não existe”, diz Natacha Esmail.

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Carina Duek, Misha Collection, FARM, For Love and Lemons e Lenny Niemeyer são apenas algumas das marcas femininas que se encontram nesse intervalo entre a moda de massas e a de luxo, com preços que em média rondam os 200 euros. Todas estão agora disponíveis na Melie — “90% não se vendem em mais nenhum ponto do país” –, divididas entre roupa, sapatos, roupa de praia e de desporto, com portes de envio gratuitos para Portugal. “Queremos chegar também ao mercado europeu”, assume Natacha, com um grande trunfo na manga: o exclusivo, em toda a Europa, da marca das irmãs Jenner, Kendal + Kylie, que chegará à loja ainda este mês.

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Uma das imagens do “lookbook” Kendall + Kylie. A saia está quase a chegar à loja.

Sabendo como ainda é difícil convencer as mulheres portuguesas a renderem-se ao comércio online, a Melie tem as portas do seu showroom abertas por marcação para que se possam ver e experimentar as peças ao vivo. No GPS pode estar Paço de Arcos, mas dentro do armazém fica assegurada a viagem até ao Rio de Janeiro, Califórnia ou Melbourne, entre muitas outras cidades.