Donald Trump venceu pelos Republicanos e Hillary Clinton venceu pelos Democratas, nas primárias no estado norte-americano do Arizona, que se realizaram na terça-feira. As duas vitórias são consideradas decisivas para garantir a nomeação para a corrida presidencial.

De acordo com a contagem da Associated Press, Donald Trump lidera destacado a corrida no Partido Republicano com 739 delegados, seguido de Ted Cruz, o senador do Texas que tem 464 votos. Para assegurar a nomeação a candidato presidencial é necessário obter 1.237 votos.

O principal opositor republicano de Trump, Ted Cruz, ganhou as primárias republicanas no estado do Utah, com uma vitória destacada que lhe deverá garantir todos os 40 delegados deste estado. Trump não tem grande popularidade no Utah onde dois terços dos residentes são mórmons

Este bom resultado ainda é, contudo, insuficiente face ao avanço de Trump que garantiu os 58 delegados do Arizona, ao conseguir 47% dos votos, derrotando Ted Cruz e o governador do Ohio, John Kasich. Neste estado que faz fronteira com o México, o discurso político foi dominado pelas mensagens anti-imigração que têm marcado a campanha de Donald Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na corrida democrática, Bernie Sanders venceu as primárias no Utah e em Idaho, mas estes resultados também não ameaçam a liderança de Hillary Clinton consolidada pela vitória no Arizona, o que lhe poderá assegurar 75 delegados.

Além do Arizona, na terça-feira houve também primárias dos dois partidos no Utah, ‘caucus’ (assembleias populares) democrata no Idaho e ‘caucus’ republicano na Samoa americana.

D