O ex-presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, António Lamas, vai ser ouvido no próximo dia 30, pela Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, disse à Lusa fonte parlamentar.

A comissão votou esta quarta-feira, “por unanimidade”, o requerimento apresentado no passado dia 15 pelo PSD, que pedia a audição nesta comissão de António Lamas e do ministro da Cultura, João Soares.

“O ministro da Cultura será também ouvido, em audiência a agendar, talvez na primeira semana de abril”, disse a mesma fonte à agência Lusa.

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Sérgio Azevedo justificou, na apresentação do requerimento, que havia necessidade de um “esclarecimento cabal” sobre a forma como João Soares decidira demitir António Lamas, e nomear para o seu lugar Elísio Summavielle.

A comissão rejeitou, com os votos do PS, PCP e Bloco de Esquerda, um requerimento do CDS/PP para ouvir a Associação de Hotelaria de Portugal, na sequência da extinção da Estrutura de Missão da Estratégia Integrada de Belém, que era coordenada por Lamas, e visava a gestão integrada turístico-cultural do denominado “eixo Belém-Ajuda”, que, além do CCB, incluía entre outros, os museus de Arte Popular, dos Coches, de Marinha e o antigo palácio real da Ajuda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR