Pelo menos 21 cidadãos com passaporte português ficaram feridos no duplo atentado terrorista de terça-feira em Bruxelas, disse à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. O número baseia-se nos registos oficiais facultados pela unidade de crise do Ministério belga dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério do Interior.

Em declarações à SIC, José Luís Carneiro acrescentou que seis deles estão já “em trânsito”, tendo passado por centros de acolhimento mas com ferimentos “muito ligeiros”. Outros 13 continuam em “observação”, e dois outros nomes – que foram dados a conhecer através das redes sociais ou outras vias – não constam da lista oficial.

Desta lista, José Luís Carneiro acrescenta que é possível que três nomes estejam repetidos, por haver pequenas incongruências no nome ou na data de nascimento.

“Continuamos a acompanhar de perto a situação”, disse, acrescentando que não é para já possível nem saber se algum dos cidadãos está em estado considerado mais grave, nem em que momento foram feridos – se nas explosões no aeroporto ou no atentado no metro.

Também o motivo da estadia destes cidadãos em Bruxelas, se eram imigrantes, turistas ou residentes, não é para já conhecido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR