A Portway vai despedir cerca de 200 trabalhadores, devido à cessação do contrato entre a empresa de handling e a Ryanair. Em comunicado, a empresa admite que a descontinuação dos serviços nos aeroportos de Faro, Porto e Lisboa representa uma “redução de cerca de 33%” da atividade.

A restruturação não deve ultrapassar os 8% a 10% do efetivo e a empresa garante estar a tentar a fazer os possíveis para “minimizar as consequências sociais” da redução. Admite ainda, “caso seja possível, garantir a conversão a tempo parcial de um conjunto determinado de postos de trabalho.”

A Portway está em negociações com a Ryanair para que a companhia aérea low-cost dê prioridade aos trabalhadores da Portway na processo de contratação no Porto e em Lisboa. A empresa acrescenta, ainda, que “os trabalhadores da Portway, nomeadamente em Faro, que não sejam admitidos na Ryanair, poderão vir a ser integrados numa bolsa de recrutamento para complementar a necessidade de mão-de-obra nas épocas de maior tráfego aéreo e para preencher as vagas geradas pelo crescimento de atividade esperada para os próximos anos.”

Os colaboradores e as estruturas sindicais foram avisados “com a máxima antecedência possível” e, aos trabalhadores que não forem contratados pela Ryanair, a Portway garante “um rendimento disponível pelo período de três a quatro anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR