A composição dos grupos de trabalho entre o PS e as forças que apoiam o Governo no Parlamento está fechada e o grupo que vai discutir a dívida externa integra Francisco Louçã, antigo líder do Bloco de Esquerda. Os seis grupos vão contar com representantes do Governo, do PS, do BE e especialistas independentes. Os Verdes vão integrar ainda o grupo sobre a política fiscal. Saiba quem é quem nestas conversações que vão alinhar a esquerda sobre temas como a sustentabilidade da dívida, precariedade ou políticas de habitação.

Para representar o Governo nestas reuniões, António Costa escolheu os secretários de Estado setoriais, assim como indicou figuras como Guilherme Dray, antigo chefe de gabinete de José Sócrates e ex-administrador da Ongoing, que está envolvido nos pedidos de reunião a Lula da Silva sobre a Octapharma, quando Sócrates já não estava no Governo.

Além deste nome, António Costa escolheu Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Já o Bloco de Esquerda preferiu indicar dirigentes do partido, professores universitários e alguns ativistas sociais como líder dos Precários Inflexíveis.

Cinco destes grupos estavam previstos no acordo entre o Bloco de Esquerda com PS que garantiu o apoio parlamentar ao Governo de António Costa, enquanto apenas um estava no acordo estabelecido com Os Verdes. Apesar de Os Verdes não integrarem os grupos do Bloco de Esquerda, os bloquistas vão participar no grupo de política fiscal que tinha sido apenas acordado com Os Verdes. O PCP optou por ficar de fora. Os grupos começam reuniões na próxima semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sustentabilidade da dívida

João Leão (Governo) – É o secretário de Estado do Orçamento e esteve na equipa dos 12 economistas que elaboraram o plano macroeconómico do PS. Era professor de Economia no ISCTE.

João Galamba (PS) – É o porta-voz do PS e um dos principais defensores da possibilidade da reestruturação da dívida no partido. Ganhou destaque na direção de António Costa e no Parlamento é coordenador do PS na comissão parlamentar de inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do BANIF.

Paulo Trigo Pereira (PS) – O professor catedrático do ISEG integrou as listas do PS como independente e foi eleito deputado nas eleições legislativas de 2015. Com obra publicada sobre a dívida, foi um dos autores do manifesto “Reestruturar a dívida insustentável e promover o crescimento, recusando a austeridade” que ficou conhecido como o “manifesto dos 74”.

Pedro Filipe Soares (BE) – Deputado do Bloco de Esquerda e líder parlamentar do partido, Filipe Soares é uma das figuras que mais tem falado na importância da reestruturação da dívida no Parlamento. Em 2014, o deputado foi o primeiro signatário do projeto de lei “Pela reestruturação da dívida para crescer sustentadamente” do Bloco de Esquerda – este diploma contou com a reprovação do PSD e CDS e com a abstenção do PS.

Francisco Louçã (BE) – Antigo líder do Bloco de Esquerda e professor catedrático do ISEG. É um dos principais economistas que defende a reestruturação da dívida em Portugal e em 2014 entregou a petição para que esta discussão fosse aberta no Parlamento.

Ricardo Paes Mamede (especialista convidado) – É professor auxiliar do departamento de Economia Política do ISCTE. Também foi um dos autores do manifesto sobre a reestruturação da dívida.

Ricardo Cabral (especialista convidado) – É vice-reitor da Universidade da Madeira. Também foi um dos autores do manifesto sobre a reestruturação da dívida.

Precariedade

Miguel Cabrita (Governo) – É o secretário de Estado do Emprego. Era professor de Políticas Públicas e Sociais no ISCTE e integra a comissão nacional do PS.

Tiago Barbosa Ribeiro (PS) – É deputado e coordena o grupo parlamentar do PS na comissão de Trabalho e Segurança Social. Eleito pela primeira vez como deputado em 2015, tem vindo a questionar o Governo sobre temas ligados à precariedade.

Rui Riso (PS) – Para além das suas funções como deputado, Riso é vice-presidente da UGT e foi presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas. No Parlamento integra também a comissão de Trabalho e Segurança Social.

José Soeiro (BE) – Antigo candidato do Bloco de Esquerda à Câmara do Porto, José Soeiro é deputado do Bloco de Esquerda e é o coordenador do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda na comissão de Trabalho e Segurança Social.

Tiago Gillot (BE) – Foi escolhido pelo Bloco de Esquerda e é dirigente dos Precários Inflexíveis – Associação de Combate à Precariedade.

Guilherme Dray (Especialista do Governo) – É professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi chefe do gabinete de José Sócrates entre 2009 e 2011 e foi também administrador da Ongoing.

Jorge Leite (Especialista Bloco de Esquerda) – Professor jubilado da Universidade de Coimbra e especialista em direito do trabalho

Pensões e combate à pobreza

Cláudia Joaquim (Governo) – A economista é secretária de Estado da Segurança Social e também fez parte da equipa de Centeno para o plano macroeconómico do PS. Com Pedro Adão e Silva e Mariana Trigo Pereira escreveu em 2014 o texto “O programa de assistência económica e financeira e as pensões” no âmbito do Fórum de Políticas Públicas do ISCTE.

Sónia Fertuzinhos (PS) – Deputada desde 1995, Sónia Fertuzinhos integra a comissão de Trabalho e Segurança Social. Chegou a integrar a direção da bancada parlamentar com Ferro Rodrigues, mas deixou essas funções com Carlos César. É fundadora e membro do Secretariado Executivo do Fórum Interparlamentar Europeu de População e Desenvolvimento.

Luís Soares (PS) – É deputado e integra a comissão de Saúde. Foi líder da JS Guimarães entre 2011 e 2013.

Mariana Aiveca (BE) – Foi deputada do Bloco de Esquerda e é atualmente dirigente do Bloco de Esquerda.

Ricardo Moreira (BE) É dirigente do Bloco de Esquerda e engenheiro florestal.

Vítor Junqueira (Especialista do Governo) – Economista do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Emprego e Segurança Social.

Custos energéticos

Jorge Seguro (Governo) – É secretário de Estado da Energia. Foi presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e foi deputado entre 2006 e 2011, chegando a coordenar o grupo parlamentar socialista na área da Energia e Economia.

Carlos Pereira (PS) – É um dos vice-presidentes da bancada parlamentar do PS e é presidente do PS Madeira. É ainda consultor independente da Comissão Europeia para o Horizonte 2020. Na Assembleia da República é membro permanente das comissões de Assuntos Europeus, de Economia, Inovação e Obras Públicas, da comissão de inquérito ao BANIF e ainda do grupo de trabalho de Turismo.

Luís Testa (PS) – O deputado socialista é coordenador da bancada parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas. É também presidente da federação socialista de Portalegre.

Jorge Costa (BE) – É deputado do Bloco de Esquerda e é membro da comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. No Bloco de Esquerda é membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do partido.

Adelino Fortunato (BE) – É dirigente do Bloco de Esquerda e professor associado com Agregação integrando o Grupo de Estudos Monetários e Financeiros da Universidade de Coimbra.

Cristina Portugal (Especialista do Governo) – É presidente do Conselho Tarifário da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Dulce Lopes (Especialista do BE) – É professora assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Política de habitação

José Mendes (Governo) – Antes de ser Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, era vice-reitor da Universidade do Minho. Era professor e investigador em Engenharia Civil.

Pedro Delgado Alves (PS) – Deputado desde 2011, integra a comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. É também presidente da Junta de Freguesia do Lumiar e deputado à Assembleia Municipal de Lisboa.

Miguel Coelho (PS) – Integra a comissão de Defesa Nacional e é presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior em Lisboa. É também membro da Comissão Nacional do PS.

Pedro Soares (BE) – É deputado do Bloco de Esquerda e preside à comissão de Agricultura e Mar
Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Helena Pinto (BE) – É dirigente do Bloco de Esquerda e faz parte da Mesa Nacional do partido.

Helena Roseta (Especialista do Governo) – A deputada não vem em representação do grupo parlamentar do PS, mas como especialista do Governo. Roseta é presidente da Assembleia Municipal de Lisboa desde 2013. Foi vereadora da Câmara Municipal de Lisboa entre 2007 e 2013.

Duarte Cordeiro (Especialista do Governo) – É vice-presidente da Câmara Muncipal de Lisboa e antigo deputado socialista à Assembleia da República.

Rita Silva (Especialista do BE) – É ativista da Habita – Coletivo pelo Direito à Habitação e à Cidade.

Política fiscal

Rocha Andrade (Governo) – Foi o homem escolhido por António Costa para ser o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Antes de integrar o Governo, defendeu a sua tese de doutoramento sobre IRS na Faculdade de Direito de Coimbra, onde obteve classificação de Aprovado com Distinção e Louvor, por unanimidade.

João Paulo Correia (PS) – É o coordenador do grupo parlamentar socialista na comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Pertence também ao grupo de trabalho sobre a Impenhorabilidade da Habitação Própria Permanente.

Eurico Brilhante Dias (PS) – Antigo conselheiro de António José Seguro para os temas económicos, pertence atualmente à comissão política nacional do PS. No Parlamento é vice-presidente da comissão de Assuntos Europeus e faz parte da comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Mariana Mortágua (BE) – A deputada do Bloco de Esquerda integra a comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e ainda é coordenadora dos bloquistas na comissão parlamentar de inquérito ao BANIF.

José Gusmão (BE) – É membro da comissão política do Bloco de Esquerda e antigo deputado.

Sérgio Vasques (Especialista do Governo) – É um dos especialistas convidados pelo Governo… e já fez parte de um Executivo. Foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do ultimo Governo de José Sócrates. Agora é professor universitário de Direito na universidade Católica e foi contratado pelo Banco Mundial em 2015 para colaborar em projetos de reforma fiscal em África.

Glória Teixeira (Especialista do BE) – Coordenadora do Centro de Investigação Jurídico-Económica da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Da parte dos Verdes ainda não há deputado designado. O partido pode até optar por um regime rotativo entre os dois eleitos, segundo apurou o Observador.

Nota: Maria Clara Murteira, professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e autora do livro “Economia das Pensões”, foi indicada no artigo como fazendo parte do grupo de trabalho que vai discutir o sistema de pensões e o combate à pobreza, mas apesar de ter sido convidada pelo Bloco de Esquerda para participar, não aceitou o convite, segundo indicou a própria ao Observador.