A receita melhorou e serviu para compensar o aumento da despesa. É este o resultado da execução orçamental de fevereiro, publicada esta tarde, e que se traduziu num saldo de 15 milhões de euros em fevereiro.

De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, o “saldo das Administrações Públicas (AP), apurado na ótica da Contabilidade Pública, situou-se em 15 milhões de euros, traduzindo uma melhoria de 244 milhões de euros face ao período homólogo de 2015. No mesmo período, o saldo primário das AP registou um valor positivo de 1 532 milhões de euros, mais 594 milhões de euros do que em idêntico período de 2015”, garante o Governo.

Para esta melhoria das contas, contam sobretudo a rubrica da receita (+2,9%), “o qual permitiu a acomodar o acréscimo da despesa (+0,9%), diz o Ministério.

Contudo, é preciso salientar que se trata da execução em duodécimos do orçamento do ano anterior, a que acrescem asa medidas extraordinárias que entraram em vigor em janeiro, como a reposição de parte dos salários dos funcionários públicos ou a devolução de parte da sobretaxa.

Segundo o comunicado, a melhoria das contas do Estado deveu-se a um “aumento dos excedentes da Segurança Social (em 200 milhões de euros) e do saldo das Administrações Regional e Local (em 83 milhões de euros)”. A agravar as contas contou um agravamento do “défice da Administração Central (em 39 milhões de euros)”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR