primavera_norte (1)

Esta semana, António Zambujo e Miguel Araújo vão aterrar no Coliseu do Porto para as últimas três datas de uma maratona de 17 concertos iniciada em fevereiro, no Coliseu de Lisboa (pode ler a reportagem desse primeiro concerto aqui). O alinhamento inclui alguns dos temas mais emblemáticos dos dois músicos e também algumas versões outros artistas, fado e música gaúcha.

Se ainda não teve oportunidade de ver António Zambujo e Miguel Araújo, amigos de longa data, em palco, apresse-se. Já só estão dez bilhetes disponíveis para o dia 26 de março (sábado). Custam 22 euros.

17022016_©MarianaSilva_AZ&MA_ColiseuLisboa_318

O primeiro concerto de Araújo e Zambujo aconteceu a 17 de fevereiro, no Coliseu de Lisboa (© Mariana Silva)

Em véspera de feriado, o Cave 45, no Porto, vai receber três bandas de pós-rock. Os trios portugueses Last Day Of Winter e This Penguin Can Fly vão a fazer companhia aos espanhóis One For Apocalyse. A encerrar a festa estarão os DJs da Amplificasom. Os concertos começam às 22h30, os bilhetes custam 10 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a programação começa, como é costume, logo na sexta-feira. A partir da meia-noite, o duo chileno The Holydrug Couple vai passar pelo palco do Café Concerto para apresentar Moonlust, o último trabalho de originais inspirado no universo onírico das bandas sonoras dos filmes franceses das décadas de 70 e 80. Os bilhetes custam 3 euros.

Também na sexta-feira, os claustros do Convento do Carmo, em Braga, vão receber os NyX Kaos, um projeto que mistura música clássica e contemporânea, reciclando temas e histórias do passado (desde o Renascimento ao século XX) dando-lhes roupagens sonoras atuais. O concerto está marcado para as 23h, a entrada custa 3,5 euros.

No sábado, às 22h, a Circulando irá apresentar no Centro Cultural Vila Flor a sua mais recente criação. “Noite”, uma revolta inspirada em alguns poemas de Al Berto, mistura dança e teatro. “Há muita revolta na noite — a noite é selvagem, tanto na floresta como na cidade, tanto no mar como no espaço interestelar”, explicou André Braga que, juntamente com Cláudia Figueiredo, criou a peça. “É a revolta do relâmpago, do vulcão e da terra a explodir, também, que aliás vamos querer continuar a explorar”. Os bilhetes custam 10 euros.

NOITE

“Noite”, de André Braga e Cláudia Figueiredo, é baseada em diferentes poemas de Al Berto (© José Caldeira)

Depois da estreia em solo nacional no festival TREMOR, os canadianos Black Mountain vão viajar até ao Porto para um concerto no Hard Club, onde apresentaram o seu mais recente álbum de originais, VI. A acompanhá-los estarão os barcelenses, mestres do stoner rock, Killimanjaro. A atuação está marcada para sábado (26 de março), às 21h, na sala 2 do Hard Club. Os bilhetes custam 18 euros.

Depois de uma passagem pelo palco do Rebelde ao Teatro, no Peso da Régua, na sexta-feira, os A Jigsaw vão seguir viagem até à Fnac do GaiaShopping. O concerto, com início marcado para as 17h (e de entrada livre), está integrado na tour Ibéria, que arrancou a 25 de fevereiro no Porto e que terminará em maio em Vila das Aves.

primavera_centro (1)

Antes de seguirem para o norte, os A Jigsaw vão atuar esta quinta-feira no Mercado Negro, em Aveiro. O concerto começa às 22h e a entrada custa 5 euros. Também em Aveiro, a Associação Comercial de Aveiro vai organizar no sábado uma caça aos ovos da Páscoa. A iniciativa, pensada para os mais pequenos, irá decorrer no Cais da Fonte Nova.

Em Coimbra, continuará a decorrer até ao final do mês o ciclo de cinema “Do Livro ao Filme”, organizado pelo Centro de Estudos Cinematográficos. Esta quinta-feira, será exibido o filme Fausto (1926), do realizador alemão F.W. Murnau. Porque “falar de cultura cinematográfica sem referência a F.W. Murnau é como discutir literatura sem uma breve referência que seja a Goethe”, garante a organização. Fausto irá passar no Mini-Auditório Salgado Zenha, às 22h.

faust_3

O filme de Murnau foi baseado na obra “Fausto”, de Johann Wolfgang von Goethe

Será também nesta quinta-feira que Tiago Bettencourt irá atuar em Ílhavo, a propósito do oitavo aniversário do centro cultural da cidade. Para além de novos temas, incluídos no álbum Do Princípio, também não faltarão os êxitos de sempre. O concerto está marcado para as 22h, a entrada custa 13 euros.

primavera_sul (1)

Em Lisboa, o Museu Nacional da Música vai receber esta quinta-feira Taíssa Poliakova Cunha, pianista lisboeta que conta já com vários prémios no seu curriculum. O alinhamento do concerto irá incluir uma sonata de Beethoven e dois prelúdios de Rachmaninov. A atuação tem início marcado para as 19h e os bilhetes custam 5 euros (3 euros para sócios). Também esta quinta-feira, os portugueses Asimov vão apresentar o seu novo álbum, Truth, no Louge, na Rua da Moeda. A entrada é livre.

Começa este fim de semana em Lisboa a primeira edição do “Primavera na Cidade”, uma iniciativa da EGEAC que se se estenderá a vários lugares de culto da cidade, desde a Igreja de Santa Catarina ao Centro Ismaili. A celebração da primavera arranca já este sábado com o Festival das Cores, no Templo Radha Krishna da Comunidade Hindu. O programa completo da “Primavera na Cidade” está disponível aqui.

Untitled 1

A imagem do programa “Primavera na Cidade” foi criada pela ilustradora Yara Kono

No mesmo dia, o Sabotage Club, no Cais do Sodré, vai receber uma festa dedicada a David Bowie. A abertura deste “Baile de Rock” estará a cargo dos lisboetas Zanibar Aliens. As portas irão abrir às 23h, e a entrada custa entre 5 (concerto incluído) e 3 euros (sem concerto).

Na Vidigueira, em Beja, começa esta quinta-feira a segunda edição da Feira do Vinho e do Cante, uma iniciativa da Câmara Municipal da Vidigueira que pretende promover os vinhos e o azeite da região, o cante alentejano e a gastronomia tradicional. O programa inclui venda de produtos locais, ateliês de pão, sessões de showcooking, provas de vinho e concertos.

Já em Serpa, começam as Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe. E porque Páscoa não é Páscoa sem doces, em Odeceixe irá decorrer até domingo mais uma Feira do Folar e da Doçaria, com artesanato, tascas típicas, animação musical e, claro, o afamado folar de Odeceixe.