Histórico de atualizações
  • A polícia continuará à procura do terceiro homem que se deveria ter feito explodir no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas. Permanece também em fuga uma outra pessoa, suspeita de ser cúmplice no atentado à estação de metro de Maelbeek. São estes os desenvolvimentos mais recentes dos atentados que arrasaram Bruxelas na passada terça-feira.

    Este liveblog termina por aqui. Já sabe que, enquanto houver algo para contar, nós cá estaremos para o/a informar. Obrigada por nos ter acompanhado e boa noite.

  • Terão sido descobertos mapas e desenhos do aeroporto de Bruxelas num apartamento em Atenas, ocupado por Abdelhamid Abaaoud, um dos autores dos atentados de Paris. A casa terá sido ocupada em janeiro de 2015 pelo terrorista. A informação foi avançada pelo site grego Skai.gr, ainda sem confirmação da procuradoria belga. Recorde-se que os atentados de Paris ocorreram a 13 de novembro de 2015.

  • O autoproclamado Estado Islâmico (EI) terá reivindicado agora em vídeo a autoria dos atentados de Bruxelas. O EI já o tinha feito através de uma declaração escrita, mas fê-lo agora através de dois vídeos. Um deles durará quase oito minutos e os protagonistas falam em francês. Segundo o jornal belga DH, um dos homens diz que “oferece paz ao Ocidente” em troca “do fim dos bombardeamentos na Síria”.

  • Hollande: Rede que provocou atentados em Bruxelas e Paris “em processo de ser destruída”

    A rede de jihadistas responsável pelos ataques de Paris e de Bruxelas está “em processo de ser destruída”, mas outras mantém-se, avisou o presidente da República de França, François Hollande. “Temos alguns resultados na procura dos terroristas e, tanto em Bruxelas como em Paris, tem havido uma série de detenções e sabemos que há outras redes”, disse Hollande.

    Acrescentou que a rede responsável pelos ataques nas duas cidades “está em processo de ser destruída”, mas deixou o aviso de que “ainda há uma ameaça elevada”. “E assim a Síria é o nosso primeiro objetivo. Nem esquecemos o Iraque. E não esquecemos a questão dos refugiados. Desejamos assegurar que o direito ao asilo é totalmente respeitado e, ao mesmo tempo, que conseguimos controlar as nossas fronteiras externas”, acrescentou o presidente francês.

    Lusa

  • Mais uma rusga policial em Schaerbeek

    Está a decorrer mais uma rusga policial no bairro de Schaerbeek. Enquanto não chegam mais novidades sobre este tema, façamos um ponto de situação:

    • Na quinta-feira à noite a polícia belga deteve seis pessoas, três das quais foram libertadas depois de um interrogatório. Um dos detidos chama-se Fayçal Cheffou, que pode ser o terceiro homem do aeroporto (o de chapéu). Para já, não há qualquer certeza quanto a isto, até porque Fayçal se recusa a colaborar com as autoridades. Não se conhece a identidade dos outros dois detidos.
    • Na sexta-feira de manhã foram detidas mais três pessoas. Um homem, chamado Tarik, foi intercetado no bairro de Forest e alvejado numa perna. Outro, chamado Salah, foi detido no bairro de Saint-Gilles. Um terceiro, cujo nome não se conhece, foi alvejado numa perna e detido em Schaerbeek depois de ter feito dois reféns e de se ter recusado a mostrar o conteúdo de uma mochila à polícia.
    • Oficialmente, e visto que ainda não há mais informações sobre estas detenções, a polícia continua à procura do terceiro homem que supostamente se deveria ter feito explodir no aeroporto de Zaventem. E também permanece em fuga uma outra pessoa, suspeita de ser cúmplice no atentado à estação de metro de Maelbeek.
    • Na quinta-feira foi detida em Paris uma pessoa suspeita de estar a preparar mais um atentado na capital francesa. O plano já estava “em fase avançada”, disse o ministro do Interior francês. As detenções desta sexta em Bruxelas podem estar também relacionadas com este plano.

  • Salah Abdeslam recusa-se a ajudar a Justiça belga

    O ministro da Justiça da Bélgica disse esta sexta-feira numa comissão de inquérito parlamentar que “depois dos atentados em Zaventem e Maelbeek, Salah Abdeslam não quis falar mais” com o Ministério Público.

    Abdeslam é suspeito de terrorismo em Paris e também de ter ajudado a preparar os ataques em Bruxelas na terça-feira.

  • Português no local: "Polícia pediu-lhe para ver o que tinha na mochila e ele começou a correr"

    O enviado do Observador a Bruxelas, Nuno Martins, falou com um jovem português de 19 anos que estava no local onde a detenção ocorreu.
    “O homem saiu do apartamento dele, sem fazer nada, e a polícia pediu-lhe para abrir o saco mas ele recusou e começou a correr. Foi aí que a polícia disparou e o atingiu na perna. Ele continuou a não querer largar o saco. Depois ficou estendido no chão e não sei o que se passou a seguir porque mandaram evacuar o local”, relata Nuno Tito, natural da Bélgica e com família em Vila Real, que diz que a polícia já estava de volta daquela zona desde as 8h da manhã. A operação propriamente dita começou já depois das 13h.
    Acredita-se que as pequenas explosões que se fizeram ouvir vindas de uma casa tenham sido desencadeadas por dispositivos policiais. As autoridades tinham tido informações sobre a existência de explosivos.
    [jwplatform MrAjYKp3]

  • Suspeito detido tinha feito reféns: uma mulher e uma criança

    A operação policial na praça de Meiser, no bairro de Schaerbeek, dividiu-se em duas partes: primeiro a polícia forçou a entrada numa casa, onde havia indicações sobre a presença de explosivos; só depois, cerca de duas ruas ao lado, é que atingiu com um tiro na perna o suspeito entretanto detido.

    De acordo com relatos ouvidos no local, o suspeito ainda fez dois reféns, uma mulher e uma criança, que acabou depois por libertar. Foi então neutralizado pelas forças de segurança. Ligeiramente ferido na perna, foi levado de ambulância para um hospital. Ao contrário das primeiras informações veiculadas, não carregava explosivos com ele.

  • As imagens da operação que resultou na neutralização de um suspeito

    IMG_3130

    IMG_3129

    IMG_3127

  • Najim Laachraoui foi formalmente identificado como o segundo bombista que se fez explodir no aeroporto de Zavantem.

  • Termina operação policial

    Segundo o nosso enviado a Bruxelas, Nuno Martins, a operação policial em Schaerbeek já terminou e o perímetro de segurança já está a ser desmontado.

    Balanço: um homem detido depois de ter sido neutralizado, com um tiro na perna. Poderá tratar-se do cúmplice de Khalid El Bakraoui, que se fez explodir no metro de Bruxelas.

  • Detido cúmplice do ataque ao metro?

    Em princípio, o suspeito detido não é Mohamed Abrini. Poderá ser, diz a agência Reuters, o homem que era procurado pelas autoridades belgas como suspeito de ser cúmplice do bombista suicida da estação de Maelbeek. A agência cita uma fonte da investigação policial, que afirma ter “indícios fortes” de que este é o homem apanhado pelas câmaras de videovigilância a entrar na estação de metro na companhia de Khalid El Bakraoui, também com uma mala.

  • A rede por detrás dos atentados: quem é quem?

    O jornal belga L’Echo fez uma infografia elucidativa sobre quem é quem na rede que estará por detrás dos atentados de Paris e de Bruxelas.

    A vermelho os que estão em fuga, a preto os mortos e a cinzento os detidos:

  • Os atentados de Bruxelas estão ligados aos de Paris de várias maneiras. Uma delas diz respeito aos intervenientes.

    Neste artigo, escrito a 25 de novembro do ano passado, o Observador fez um apanhado sobre os suspeitos de terrorismo na capital francesa. Alguns nomes voltam agora a ser falados. Leia em “13-N. Quem são os terroristas de Paris e como se conheceram?”

  • O autarca de Schaerbeek, Bernard Clerfayt, confirma que a operação policial está relacionada com a detenção de Reda Kriket, realizada ontem na sequência de um atentado que foi prevenido em Paris.

  • Ainda não está confirmado oficialmente (há uma conferência de imprensa do Ministério Público belga daqui a meia hora), mas o homem alvejado e detido pela polícia poderá ser Mohamed Abrini. Ele é suspeito de ter estado ligado aos atentados de Paris em novembro. Foi filmado a 11 de novembro numa estação de serviço em Ressons-sur-Matz, na autoestrada em direção a Paris com Salah Abdeslam. A 13 de novembro comprou um cartão de telemóvel no 13º bairro, tendo depois ligado para duas pessoas na Bélgica.

  • Homem neutralizado estaria na posse de explosivos

    De acordo com a televisão belga RTBF, o homem que foi neutralizado no decorrer da operação (e que no vídeo em baixo se pode ver junto à estação de tram) estaria na posse de explosivos. Terá sido atingido a tiro na perna.

  • Número dois do Estado Islâmico abatido na Síria

    Abd al-Rahman Mustafa al-Qaduli, o número dois do grupo terrorista Estado Islâmico, foi abatido por um ataque aéreo na Síria na quinta-feira de manhã. A notícia foi avançada por meios de comunicação norte-americanos e confirmada depois pelo secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos.

    Trata-se do segundo golpe importante ao grupo jihadista no espaço de poucas semanas — há dias, os EUA anunciaram ter igualmente abatido Omar al-Shishani, o chamado ministro da guerra do autoproclamado Estado.

    Segundo o responsável governamental, Ash Carter, os Estados Unidos abateram “vários” membros importantes do Estado Islâmico nas últimas semanas. Abd al-Rahman Mustafa al-Qaduli era o ministro das Finanças do grupo terrorista, disse Carter, acrescentando que também desempenhava algumas funções de Negócios Estrangeiros.

  • Polícia detém três jovens - mas sem relação aos atentados terroristas

    Nuno Martins, enviado a Bruxelas, dá conta da detenção de pelo menos três jovens na Avenue Milcamps, na zona de Schaerbeek. Foram os três algemados e levados em caros diferentes pela polícia. Mas as detenções não terão a ver com os atentados terroristas.

    IMG_3123

  • Nova explosão ouvida na zona onde decorre a operação

    Ouvida uma nova explosão agora mesmo – diz-nos Nuno Martins, enviado do Observador a Bruxelas. Foi uma explosão pequena e possivelmente originada por uma granada usada pela polícia para atordoar.

    As estradas estão todas cortadas:

    IMG_3122

1 de 2