O selecionador português Fernando Santos afirmou que a realização do Portugal-Bélgica, após os ataques terroristas de Bruxelas, será um “sinal de que o futebol não tem medo”, mas rejeitou qualquer tipo de “carga emocional” durante o jogo.

“O jogo de amanhã [terça-feira] é um importante sinal que o futebol não tem medo, que as pessoas não têm medo e que devemos enfrentar as coisas como elas são. É um sinal positivo que o jogo se realize, mas não vai passar disso”, disse Fernando Santos.

O técnico luso, que falava na conferência de imprensa de antevisão do particular de terça-feira, admitiu que poderá existir alguma carga emocional nos momentos antes do início do encontro, mas depois espera que tudo “corra dentro da normalidade”.

“Se o jogo fosse lá, em Bruxelas, teria obviamente uma carga emocional diferente. Se tivesse sido logo a seguir aos atentados, também teria, mas passaram alguns dias. Por isso, penso que durante o jogo isso não existir, antes sim, durante não”, considerou o selecionador, minutos antes de mais um treino de Portugal no Estádio do Restelo, em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fernando Santos admitiu que vai fazer algumas alterações no ‘onze’ titular frente à Bélgica, mas rejeitou “qualquer tipo de gestão”, tendo em vista os jogos dos clubes já no próximo fim de semana, em que se destacam o Benfica-Sporting de Braga, no campeonato português, e o FC Barcelona-Real Madrid, em Espanha.

“Minutos são para dar nos clubes, aqui não. Vamos procurar manter a estrutura da equipa e seguramente que vai haver uma ou outra alteração”, afirmou o treinador de 61 anos, acrescentado que “os jogadores estão na seleção para jogar” e não para serem poupados.

O selecionador nacional explicou que, frente à Bélgica, Portugal não pode fazer os mesmos erros defensivos que cometeu na última sexta-feira com a Bulgária, num particular em que perdeu por 1-0, em Leiria.

“Falhámos muitos golos, mas onde tivemos pior não foi na questão ofensiva, mas assim na questão defensiva. Pecámos muito na organização defensiva, demos muitos espaços e cometemos erros que não se podem repetir”, disse.

Sobre o lote final de jogadores que vai levar para a fase final do Euro2016, Fernando Santos afastou a possibilidade de efetuar uma convocatória alargada e espera iniciar o estágio, agendado para 23 de maio, com os 23 futebolistas que vão estar em França.

“Poderemos fazer uma lista de reserva para que alguns jogadores possam estar de aviso, mas vamos entrar em estágio com 23 jogadores. Já passei por isso na Grécia [convocatória alargada] e depois quando tive que dispensar foi difícil. Só faz mal aos jogadores, à equipa, a toda gente. Não vou passar por isso outra vez”, frisou.

O Portugal-Bélgica, o segundo de cinco testes que a seleção nacional já ter antes da fase final do Euro2016, está agendado para as 19:45, no Estádio Municipal de Leiria.

No Campeonato da Europa, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho em França, Portugal vai disputar o grupo F com Áustria, Islândia e Hungria.