Há pelo menos oito homens em fuga depois de terem sido identificados pelas agências de segurança europeias como suspeitos de terem ligações aos atentados de Paris e de Bruxelas. Esta informação está a ser avançada pela CNN, que refere um documento de 11 páginas que foi partilhado entre autoridades europeias a 23 de março, um dia depois dos atentados de Bruxelas, onde morreram 31 pessoas.

A CNN refere ainda que apenas um dos oito suspeitos não tem ligações a Abdelhamid Abaaoud, o líder dos ataques de Paris, e Salah Abdeslam, o único terrorista que sobreviveu após os atentados de 13 de novembro na capital francesa e que foi detido a 18 de março, em Bruxelas.

Três dos suspeitos terão vivido ou pelo menos passado tempo na Holanda, na Alemanha e na Suécia. Entre estes, a CNN apurou que estão Naim al Hamed (nome possivelmente falso, suspeito de participar na preparação dos atentados de Bruxelas) e Yoni Patric Mayne (presumível recrutador para o Estado Islâmico, que viajou para a Síria em 2014 com Abaaoud e o irmão de 13 anos de Abaaoud).

Entretanto, na manhã desta segunda-feira a Procuradoria-Geral informou que três pessoas — identificados como Yassine A., Mohamed B. e Aboubaker O. — foram acusadas de participação em atividades de grupos terroristas. É provável que estes arguidos tenham sido detidos na série de 13 raides feitos pelas autoridades belgas no domingo um pouco por todo o país. Foram detidos 9 pessoas, sendo que cinco já foram entretanto libertadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também no domingo, as autoridades holandesas detiveram um francês de 32 anos em Roterdão suspeito de estar a preparar um novo ataque; e no sábado foi detido um argelino de 40 anos identificado como Djamal Eddine Ouali que poderá ter sido o responsável pela produção de documentos falsos alegadamente utilizados pelos terroristas de Paris.