O jovem condutor (19 anos) que conduzia a carrinha envolvida no acidente que vitimou 12 portugueses em França na última quinta-feira, e o dono do veículo, foram detidos em França para interrogatório, noticia a TVI 24, citando o jornal francês La Montagne. O dono da carrinha acidentada, acrescente-se, é o tio do condutor que agora está a ser ouvido.

Já antes as autoridades francesas haviam aberto uma investigação para apurar a legalidade das condições da carrinha, mas também a aptidão legal do condutor, que não teria o curso de aptidão para motoristas, apenas passível de obtenção a partir dos 21 anos.

O condutor ficou em estado de choque, como consequência do trágico acidente, e esteve hospitalizado na ala psiquiátrica do hospital em Yzeure até esta terça-feira. A colisão entre a carrinha ligeira de passageiros que este conduzia — uma Mercedes Sprinter com capacidade para apenas seis pessoas — e um veículo pesado aconteceu na última quinta-feira, por volta das 23h45, na estrada nacional N79 (a conhecida “estrada da morte”), em Allier, perto da cidade francesa de Lyon.

O acidente fez 12 vítimas mortais, todas elas portuguesas, com idades compreendidas entre os sete e os 63 anos. O veículo em que seguiam os portugueses saiu da Suíça por volta das 21h00 de quinta-feira e tinha como destino Portugal, onde os passageiros iam passar as férias da Páscoa. As vítimas eram naturais dos concelhos de Cinfães, Sernancelhe, Oliveira de Azeméis, Pombal, Castelo de Paiva, Arouca e Trancoso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os corpos das vítimas, entre eles uma criança de sete anos, estão a ser trasladados esta terça-feira para Portugal, segundo confirmou a assessoria do secretário de Estado das Comunidades à agência Lusa. A viagem para Lisboa teve início ao final da manhã de hoje, com os corpos a serem transportados em sete carros funerários.

A TVI 24 acrescenta que, também esta terça-feira, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas garantiu que Portugal acionou a proteção consular para o condutor da carrinha acidentada.

As causas do acidente, nomeadamente o facto da carrinha que transportava os emigrantes portugueses que vinham passar a Páscoa a Portugal vir sobrelotada, estão a ser investigadas pelas autoridades francesas.