A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, cancelou esta terça-feira a viagem que deveria fazer esta semana aos Estados Unidos, pouco depois de o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ter decidido abandonar a coligação de governo.

A chefe de Estado brasileira iria participar na 4.ª Cimeira de Segurança Nuclear, em Washington, entre quinta e sexta-feira, e deveria partir do Brasil na quarta-feira de manhã.

Segundo a Agência Brasil, a equipa de apoio que viaja sempre antes da Presidente não embarcou na segunda-feira e terça recebeu o aviso de que aquela iniciativa deixou de figurar na agenda.

Caso participasse no encontro, no qual são esperados outros chefes de Estado, o vice-presidente Michel Temer, também presidente do PMDB, assumiria a Presidência da República brasileira, como sempre acontece nas viagens de Dilma Rousseff ao estrangeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta tarde, o PMDB, principal aliado do Partido dos Trabalhadores (PT) da Presidente Dilma Rousseff, decidiu abandonar o Governo.

A possibilidade de Michel Temer assumir a Presidência, caso Dilma Rousseff seja destituída do cargo, torna-se mais provável depois desta decisão do maior partido brasileiro.

A imprensa brasileira tem dado conta de vários encontros entre elementos do PMDB e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), da oposição, para discutir um possível acordo de governo pós-destituição, em que Michel Temer assumiria a Presidência da República.