O Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) de Moçambique anunciou esta terça-feira em comunicado ter deduzido acusação contra um antigo embaixador moçambicano e um adido financeiro em Moscovo por alegado desvio de oito milhões de meticais (137 mil euros).

Segundo a nota de imprensa, distribuída à comunicação social, o roubo ocorreu entre 2003 e 2016 e consistiu no processamento de salários a favor de funcionários já desvinculados da embaixada, pagamento fictício de passagens aéreas e de serviço de reparação de viaturas, bem como pagamento de ajudas de custo a favor dos filhos dos dois alegados implicados.

“Para lograr os seus intentos, os referidos funcionários apoderaram-se de valores monetários colocados à sua disposição para efeitos de gestão corrente da missão diplomática onde exerciam funções”, refere o comunicado do GCCC.

O GCCC adianta que já remeteu o processo ao tribunal, devendo os dois arguidos, cujos nomes não foram divulgados, responder em tribunal pelos supostos crimes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR