A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque vai ser ouvida esta quarta-feira pela subcomissão de ética no Parlamento, diz a Sic Notícias. Em causa está a nomeação da deputada do PSD para administradora não-executiva da Arrow Global, empresa financeira que tem como clientes vários bancos que atuam em Portugal, incluindo o Banif, Millenium BCP, Santander e Montepio.

A subcomissão de ética vai agora avaliar se há incompatibilidade de funções, já que subsidiárias da Arrow Global receberam benefícios fiscais e a empresa comprou crédito malparado do Banif enquanto Maria Luís Albuquerque ainda era ministra das Finanças. Um relatório inicial do governo mostra que os benefícios fiscais atribuídos à Gesphone e à Whitestar não eram de natureza contratual e que as empresas só foram adquiridas pela Global Arrow mais tarde. A lei prevê que benefícios fiscais automáticos (não contratuais) a empresas privadas não impedem que ex-governantes assumam funções nessa empresa. Ainda assim, falta ver se o mesmo se aplica a outras empresas do grupo Arrow Global.

Se se verificar que alguma empresa do grupo beneficiou de privilégios fiscais enquanto Maria Luís Albuquerque estava no governo, a ex-ministra das Finanças fica impedida de exercer funções na Arrow Global durante um período de três anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR