Um avião da Egypt Air que fazia um voo doméstico entre Alexandria e o Cairo foi desviado por um sequestrador e aterrou no aeroporto de Larnaca, em Chipre, às 9h00 locais (07h00) de Lisboa. O “pirata do ar” foi detido pelas autoridades cipriotas às 12h50 de Lisboa. Está a ser identificado como um cidadão egípcio identificado pelo ministro de aviação civil do Egipto como Seif Eldin Mustafa.

O sequestro terminou sem feridos nem vítimas, de acordo com o porta-voz do Governo cipriota. Ainda está por determinar como é que o Seif Eldin Mustafa, que terá agido sozinho, conseguiu desviar o avião com sucesso — o facto de ter vestido um suposto cinto de explosivos, algo que foi tomado como certo numa fase inicial mas que mais tarde foi desmentido, provavelmente ajudou. Às 15h00 de Lisboa, as autoridades cipriotas garantiram que não foram deixados explosivos a bordo do avião.

Ao que tudo indica, trata-se de um crime passional e não um atentado terrorista. Uma das exigências do sequestrador foi que pudesse falar com a sua ex-mulher, que vive naquela ilha. Outra exigência, que estará escrita numa carta entretanto entregue à ex-mulher de Sief Eldin Mustaa, é a libertação de quatro mulheres atualmente presas no Egipto. Ainda não se conhece a identidade destas prisioneiras.

Ceti4IKWsAAWa0P

Esta fotografia está a ser partilhada no Twitter como sendo do sequestrador do avião, onde este aparece a vestir algo como que parece ser (ou pode passar por) um cinto de explosivos

Segundo a Al-Arabyia, o sequestrador pediu asilo político a Chipre — um gesto que ajuda a afastar a tese de que este gesto pode ser um atentado com ligações ao Estado Islâmico ou outras organizações terroristas. Mais invulgar é a informação que dá conta de que a ex-mulher do sequestrador é cipriota e que este exigiu à equipa de negociações que fosse “enviada uma carta a uma rapariga grega-cipriota”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ex-mulher do sequestrador, identificada como Marina Parashkou, foi para o aeroporto Larnaca pouco depois de Seif Eldin Mustafa ter feito uma exigência nesse sentido. Foi acompanhada pelas autoridades e poderá ter sido uma peça chave para o fim deste sequestro.

O Presidente cipriota, Nicos Anastasiades, disse que o sequestro do Airbus A320 não está relacionado com terrorismo. Numa conferência de imprensa, perguntaram-lhe se o incidente tinha sido causado por uma mulher. “Há sempre uma mulher…”, disse Anastasiades, de forma bem-humorada.

Em declarações ao The Guardian, fonte do ministério dos negócios estrangeiros do Egipto não foi branda nas palavras para se referir a este caso e, em particular, ao sequestrador: “Ele não é um terrorista, é um idiota. Os terroristas são loucos mas não são estúpidos. Este tipo é”.

A companhia aérea Egypt Air começou por avançar no Twitter que o sequestrador tinha um colete de bombas — no entanto, mais tarde, o diário egípcio Al Masry Al Youm citou uma fonte oficial que desmentia essa informação. É possível que se tenha tratado apenas de uma ameaça sem fundamento por parte do sequestrador.

Entretanto, quando o sequestro já tinha terminado e Seif Eldin Mustafa estava detido, surgiu uma fotografia improvável no Twitter: uma selfie com sequestrador e sequestrado. A confirmar-se a veracidade desta imagem, fica a ideia de que Seif Eldin Mustafa não terá agido de forma agressiva com os 55 passageiros a bordo do avião que desviou.

selfieegypt

Imagem não-verificada de Seif Eldin Mustafa com um passageiro do avião sequestrado

Quando aterrou, o avião tinha 55 passageiros. Às 12h30 de Lisboa, já só havia dois reféns, depois de serem vistas cinco pessoas a serem evacuadas da aeronave. A maioria dos reféns foi libertada pouco depois de o avião ter aterrado em Larnaca — primeiro, foram libertadas mulheres e crianças, depois egípcios. Os últimos passageiros a saírem do avião seriam dois britânicos, um irlandês e um italiano.

A Egypt Air refere que a libertação dos restantes passageiros surgiu como resultado das negociações efetuadas entre o(s) sequestrador(es) e uma equipa que foi enviada ao local menos de uma hora depois de o avião ter aterrado.

Menos de uma hora depois de o avião ter aterrado a RIK, televisão estatal cipriota, informou que foi enviada uma equipa de negociações para lidar com a situação.

Esta foi primeira fotografia do avião da Egypt Air.

Pouco depois das 08h00 de Lisboa, já uma hora depois de o avião ter aterrado no aeroproto de Laranka, o Presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, entrou em contacto com o Presidente do Egipto, Abdel Fattah el-Sisi, segundo informação avançada pelo porta-voz presidencial cipriota no Twitter.