Gianni Infantino afirmou esta terça-feira em Montevideo, Uruguai, a vontade de querer aumentar o número de equipas no Mundial de Futebol para 40. Atualmente, a competição alberga 32 equipas.

O presidente da FIFA, eleito este ano em fevereiro, afirmou: “Devemos abrir lugar para mais equipas na fase final do mundial. Estamos a pensar a partir de 2026. Vamos falar com todas as pessoas sobre isto: jogadores e órgãos da FIFA. Não só criamos a possibilidade de haver novas equipas a participar como muitas sonham poder chegar a fase final”.

De momento a fase final do Campeonato do Mundo é composta por 32 equipas desde 1998. De momento a América do Sul tem quatro vagas automáticas e uma por play off intercontinental. “A minha proposta é cinco vagas fixas e talvez uma para ser discutida em jogo”, explicou Infantino. Contudo, não referiu como seriam distribuídas as oitos novas vagas.

Ainda não se sabe onde vai acontecer o Mundial de 2026 devido aos últimos escândalos relacionados com a FIFA. A Rússia será a anfitriã do Mundial em 2018 e vai decorrer no Qatar em 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR