O líder Benfica tem um dos testes mais difíceis na corrida ao título de campeão, quando na sexta-feira receber o Sporting de Braga (4.º classificado), no jogo inaugural da 28.ª jornada da I Liga de futebol.

A sete jornadas do final, e separado apenas por dois pontos do rival Sporting, para o Benfica o Braga — pela qualidade demonstrada e posição que ocupa – é teoricamente o adversário de maior risco, quando as ‘águias’ não têm qualquer margem para errar.

Na época em curso, os bracarenses, comandados por Paulo Fonseca, empataram (no Dragão, 0-0) e venceram (em Braga, 3-1) o FC Porto. Em Alvalade, estiveram a vencer por 2-0, perdendo com o Sporting apenas nos instantes finais (3-2).

Esta caminhada levou também a equipa minhota, que na primeira volta até perdeu em casa com o Benfica (2-0), a eliminar o Sporting na Taça de Portugal (4-3 após prolongamento), num jogo em que os ‘leões’ viram um golo mal anulado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tem sido grande a propensão do Braga para incomodar os candidatos ao título e na última época, em jogo da Taça de Portugal, foi a equipa minhota a eliminar, também no Estádio da Luz, o Benfica (2-1).

O jogo disputa-se na sexta-feira, antecedendo a visita do Benfica ao Bayern Munique, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, na terça-feira, e a receção dos bracarenses ao Shakhtar Donetsk na Liga Europa, na quinta-feira (07 de abril).

Se passar o Braga, o Benfica dá importante passo rumo ao ‘tri’, numa fase da época em que lhe fica a faltar visitas à Académica, Rio Ave e Marítimo e jogos na Luz com Vitória de Setúbal, Guimarães e Nacional.

Com grandes expetativas quanto ao jogo de sexta-feira estará o Sporting, que entra em campo apenas na segunda-feira (21:00), com maior descanso dos seus internacionais, visitando o Belenenses (11.º classificado).

Os ‘azuis’ perderam pela margem mínima com os ‘leões’ em Alvalade (1-0) e com o FC Porto no Restelo (2-1), mas foram goleados pelos ‘dragões’ em casa (4-0) e pelo Benfica nos dois jogos (6-0 fora, 5-0 casa), mostrando serem capazes do melhor e do pior.

Depois do Restelo, o Sporting ainda tem que enfrentar Marítimo, União da Madeira e Vitória de Setúbal em casa, mas o seu risco está, sobretudo, as visitas ao FC Porto e ao Sporting de Braga, já depois de ir a Moreira de Cónegos.

Atento a contas entre Benfica e Sporting continua o FC Porto, a seis pontos do primeiro e a quatro do segundo, e que nesta 28.ª jornada recebe, também na segunda-feira (19:00), o último classificado, o Tondela, num jogo teoricamente isento de riscos.

Nesta ronda destaque também para a luta europeia, com o Arouca (5.º) a receber no sábado a aflita Académica (17.ª), e o Rio Ave, num sexto lugar com acesso à Europa, a visitar no domingo o Moreirense (14.º).

De olho no sexto lugar estão também Estoril-Praia e Paços de Ferreira, a três pontos, que se defrontam na Amoreira. O Vitória de Guimarães (9.º), a cinco pontos da sexta posição e que não vence há sete jogos, recebe o Boavista (16.º).

Em prolongado ‘jejum’ de triunfos estão também União da Madeira e Vitória de Setúbal, que não vencem desde a 18.ª jornada (há oito jogos) e que se defrontam no domingo, a partir das 16:00, na Madeira.

I Liga, 28.ª jornada

  • Sexta-feira, 01 abr:

Benfica — Sporting de Braga, 20:30 (BTV).

  • Sábado, 02 abr:

Arouca — Académica, 16:15 (SportTV).

Marítimo — Nacional, 18:30 (SportTV).

Vitória de Guimarães — Boavista, 20:45 (SportTV).

  • Domingo, 03 abr:

União da Madeira — Vitória de Setúbal, 16:00.

Estoril-Praia — Paços de Ferreira, 17:00 (SportTV).

Moreirense — Rio Ave, 19:15 (SportTV).

  • Segunda-feira, 04 abr:

FC Porto — Tondela, 19:00 (SportTV).

Belenenses — Sporting, 21:00 (SportTV).