Saber quando comprar os melhores — como quem diz mais baratos — voos de avião, fazer um registo passo a passo dos passeios por uma cidade desconhecida ou ficar a par, numa questão de segundos, do hotel que aceita o companheiro de quatro patas. Há aplicações para isto e muito mais, a começar pela portuguesa que age tal qual uma guia personalizado de viagens e que foi escolhida pela publicação norte-americana Fortune como uma das cinco grandes apps para planear as suas férias de verão. Tome nota e, quando for o caso, bom descanso.

Clarice

Vai de viagem para uma cidade desconhecida e não teve tempo de fazer o trabalho de casa? A Clarice funciona como um assistente de viagens personalizado uma vez que pode ajudá-lo em tempo recorde. A aplicação portuguesa é, preto no branco, um guia de viagens recheado de sugestões do que visitar, onde comer ou o que comprar. As sugestões em causa são aplicáveis a quatro tipo de viagens: as que exigem reuniões de trabalho, as que pedem somente diversão, as dedicadas ao romance ou aquelas em que a família vai toda atrás. A aplicação está disponível para 12 cidades nos Estados Unidos e na Europa.

https://www.youtube.com/watch?v=acGsWDdmsm0

Gratuita e disponível para iOS e Android.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hopper

A aplicação compromete-se a analisar mil milhões de tarifas diariamente para, feitas as contas, recomendar-lhe a melhor altura para comprar aqueles tão desejados bilhetes de avião — a promessa também é a de economizar até 40% em cada voo. Para a Fortune, esta é uma das melhores aplicações no mercado que analisa bases de dados. É como ter uma espécie de agente de viagens supersónico e continuamente atualizado no próprio bolso. Não exige registo, pelo que basta indicar quais as datas e o destino pretendidos que um extenso calendário surge no ecrã com a indicação de quando é mais barato fazer as malas e partir à aventura. A Hopper é ainda capaz de fornecer informações sobre quando é previsível que os preços desçam ou subam.

Gratuita e disponível para iOS e Android.

LiveTrekker

O nome da aplicação quase não deixa margem para dúvidas: a LiveTrekker ajuda turistas curiosos a manter uma espécie de diário da sua viagem à medida que exploram um determinado destino a pé. A aplicação permite não só registar o percurso que é feito numa cidade, com recurso a um mapa, como criar notas de texto, publicar imagens e vídeos, associando-os ao roteiro que é passível de ser partilhado com outras pessoas. Tal como diz o vídeo promocional no Youtube, é melhor do que um postal.

Gratuita e disponível para iOS e Android.

Bring Fido

A aplicação é muito provavelmente a melhor amiga de quem viaja com cães, isto porque facilmente encontra hotéis amigos dos animais, restaurantes com espaço no exterior, parques e praias que permitem o acesso a bichos. Escreve ainda a Fortune que a Bring Fido é capaz de determinar se um hotel permite a entrada a cães de grande porte e se há ou não taxas extras pelo de facto de levar o animal consigo. Só não é capaz, efetivamente, de levar o cão a passear.

Gratuita e disponível para iOS.

Bravolol Phrasebook

O mais provável é ir de viagem para um sítio onde falar é um verdadeiro desafio. Não é caso para preocupação, uma vez que esta aplicação é capaz de “falar” dezenas de línguas diferentes, dado que contém centenas de palavras-chaves de 13 idiomas diferentes. Antes de se enrolar e tentar construir uma frase incompreensível, abra a aplicação e seja aluno por um dia.

https://www.youtube.com/watch?v=ue5JrKh7i-U

Gratuita e disponível para iOS e Android.