O ministro do desporto brasileiro, George Hilton, demitiu-se esta quarta-feira. A resignação surge quatro meses antes do início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Hilton estava no comando da pasta desde o início do segundo mandato de Dilma Rousseff, em janeiro do ano passado. O político, que estava filiado no partido PRB, anunciou este mês a sua mudança de partido para o PROS, na sequência da decisão do PRB em romper com o governo. Desta maneira, Hilton esperava manter-se no cargo, uma vez que o PROS pertence à base de Dilma Rousseff. No entanto, o governo explica que Hilton “deixou, a pedido, o Ministério do Esporte”, num comunicado divulgado à imprensa.

O seu sucessor provisório será Ricardo Leyser, atual secretário do Esporte de Alto rendimento. Segundo explica o site iG, Leyser fez carreira no ministério do Desporto. Foi o o responsável no governo pela organização dos Jogos Olímpico Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e tem trabalhado de perto na preparação dos Jogos Olímpicos de 2016, tendo um boa relação com confederações, atletas e com o Comité Olímpico do Brasil (COB).

O Comité Olímpico Internacional emitiu um comunicado onde afirma que tem acompanhado os desenvolvimentos políticos do país, mas que está confiante que o “povo brasileiro vai organizar uns Jogos Olímpicos memoráveis, cheios da paixão”, informa a CNN. No comunicado podia-se ainda ler: “Temos toda a confiança que o Brasil vai dar ao mundo uns Jogos Olímpicos de que todo o país se vai poder orgulhar.”

A demissão de George Hilton surge enquanto Dilma Rousseff espera a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o impeachment. De acordo com o site G1, espera-se que o ministério do Desporto faça parte das negociações que o governo está a fazer com partidos do chamado “bloco central” da Câmara dos Deputados em troca de votos contrários ao pedido de impugnação do mandato da presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR