O Estado Islâmico divulgou, num canal de propaganda, uma mensagem em que ameaça Portugal. A notícia é avançada pelo Expresso, que garante que as autoridades portuguesas estão a analisar a situação. Na mensagem lê-se: “Hoje Bruxelas e o seu aeroporto e amanhã pode ser Portugal e a Hungria.”

Fontes contactadas pelo Expresso consideram a ameaça “válida”, mas dizem que “não existem razões para alarmismos”. Esta mensagem é apontada como tendo origem “próxima da organização terrorista”, que organizou os atentados em Paris e Bruxelas.

Em declarações ao Expresso, a ministra da Administração Interna Constança Urbano de Sousa garantiu que “as autoridades portuguesas estão a acompanhar esta informação, como fazem com todas as outras, direta ou indiretamente que façam referência a Portugal ou aos cidadãos portugueses”.

Portugal já tinha sido referenciado em ameaças do grupo jihadista em fevereiro, altura em que o aviso era destinado a “portugueses e espanhóis” e à “Península Ibérica”. Na altura, as autoridades identificaram o jihadista no vídeo como sendo o lusodescendente Steve Duarte.

Esta mensagem mais recente pode também ter sido escrita por um dos jihadistas portugueses ou lusodescendentes que integram a o exército do Daesh que são, atualmente, cerca de dez elementos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR