Um rapaz de oito anos, que viajava sem acompanhantes, está retida no aeroporto Charles de Gaulle há mais de uma semana, por tentar entrar em França sem ter documentos de identificação. A detenção aconteceu no dia 21 de março.

Organizações para a defesa dos direitos das crianças aconselharam o país a reconsiderar a sua posição e apontaram para a ilegalidade desta decisão. Segundo a lei internacional, é ilegal impedir uma criança de se juntar aos seus familiares.

O The Guardian afirma que o rapaz veio das ilhas Comores no oceano Índico e que terá voado para França a mando da mãe, que alegadamente o fez porque queria que o filho tivesse uma vida melhor.

Chegado ao aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, a criança foi detida e levada para a área de espera para onde vão todos os suspeitos de entrarem ilegalmente no país. Segundo o jornal inglês, o jovem tinha um passaporte francês no nome do seu primo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A decisão de manter o jovem na área de espera foi tomada pelo tribunal de recurso francês. Esta medida já veio causar grande polémica. Catherine Daoud, advogada de defesa de crianças, afirmou em entrevista a uma estação de rádio que “a prisão de crianças na área de espera vai contra a convenção internacional da proteção infantil, assinada e retificada por França. Principalmente sendo a criança tão jovem”.

O ministro francês da Administração Interna, Bernard Cazeneuve, afirmou que a mãe do rapaz já pediu que ele voltasse para junto dela e que as autoridades iam destacar alguém para acompanhar a criança. No entanto, o processo foi atrasado devido às férias da Páscoa, explicou um porta-voz do Ministério ao The Guardian.

O rapaz que chegou ao aeroporto transportando apenas uma mochila do Homem Aranha não é um caso esporádico. Em 2014 259 menores não acompanhados ficaram retidos nos aeroportos franceses, afirmou Daoud. A lei francesa prevê que a criança pode ficar 20 dias na área de espera do aeroporto até que se consiga chegar a uma decisão sobre se são admitidos ou deportados.