primavera_norte (1)

Depois do sucesso de “Roubo de Identidade”, Luís Franco-Bastos regressou à estrada para apresentar um novo espetáculo a solo, “Voz da Razão”, que irá passar esta quinta-feira pelo Coliseu do Porto. O evento está marcado para as 21h30 e os bilhetes custam entre 15 e 20 euros. Em Braga, o Theatro Circo vai receber Sílvia Pérez Cruz, “uma das vozes mais avassaladoras” da Península Ibérica. O concerto está marcado para as 21h30, os bilhetes custam 20 euros.

Na sexta-feira, começa em Espinho o festival itinerante Um ao Molhe, que este ano irá juntar três projetos a solo — Filho da Mãe, Coelho Radioactivo e José Valente. O evento irá decorrer no Auditório de Espinho, às 21h30. A entrada custa 8 euros. No dia seguinte, os Diabo da Cruz irão estar no Parque de Feiras e Exposições de Braga para Saias, o seu novo EP. Os bilhetes custam 3,50 euros.

No sábado, à meia-noite em ponto, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, irá receber a banda Paraguaii, um grupo de músicos e amigos tem vindo a, pouco e pouco, a conquistar um público fiel. A banda de Guimarães irá apresentar temas do seu EP de estreia, o homónimo Paraguaii, lançado em março do ano passado. Os bilhetes custam 3 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No mesmo dia, no Gato Vadio, no Porto, Rui Manuel Amaral e André Guerra irão ler Hilda Hilst, poeta, dramaturga e romancista brasileira com uma história de vida muito peculiar. Farta de ser ignorada pelo grande público, e certa de que nunca ninguém a tinha lido e que todos os seus livros eram inéditos, Hilst decidiu nos últimos anos de vida que iria começar a escrever romances pornográficos. “Quero ser famosa, cansei dessa história de prestígio”, disse então à imprensa. A sessão de leitura começa às 17h.

primavera_centro (1)

A partir desta quinta-feira, a MONSTRA andará à solta. O Festival de Animação de Lisboa, que terminou no passado dia 13 de março, irá apresentar até 9 de junho várias sessões de animação com uma seleção dos filmes que foram apresentados na capital portuguesa, em cidades de norte a sul do país. Esta quinta-feira, a MONSTRA irá aterrar no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, onde ficará até 2 de abril, seguindo depois viagem para Portalegre. As datas da “MONSTRA à Solta” podem ser consultadas aqui.

Em Óbidos, começa mais uma edição do Festival Internacional de Chocolate, com sabores inspirados na pureza da água. Não muito longe dali, nas Caldas da Rainha, o Teatro da Rainha irá regressar a Samuel Beckett com o espetáculo “Dramatículos 2”, composto pelas breves peças “Eu não”, “Ato sem palavras 1” e “Cadeira de embalar”. “Dramatículos 2” estará em cena de quinta a sábado até 16 abril. Os bilhetes custam 7,50 euros e a peça começa às 21h30.

Em Leiria, os Deolinda, atuam às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva. Os bilhetes custam entre 15 e 18 euros. Também esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, irá promover a conferência “Herberto Helder ou o poema contínuo”, dedicada a uma das obras mais importantes do poeta madeirense, Ou o poema contínuo: súmula, de 2001. A sessão contará com a presença de Margarida Reis e terá início pelas 18h.

Na sexta-feira, o Salão Brasil, em Coimbra, irá apresentar o “Projeto Orpheu 3”, um espetáculo transdisciplinar que se centra da revista Orpheu 3. O evento começa às 22h e os bilhetes custam 5 euros. No mesmo dia, também em Coimbra, irá estrear no Teatro Académico Gil Vicente a peça “Portugal, Meu Remorso”, uma colagem “inteligente e sensível” de poemas, prosa e cartas de Alexandre O’Neill. O espetáculo começa às 21h30, e os bilhetes custam 7 euros.

No sábado, o Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga, em Aveiro, vai receber “Ana Bola Sem Filtro”, um monólogo da atriz que conta com 40 anos de carreira. O espetáculo começa às 22h e os bilhetes estão à venda por 10 euros.

primavera_sul (1)

Em Setúbal, irá decorrer até 10 de abril mais um Festival da Caldeirada, durante o qual mais de meia centena de restaurantes irão acrescentar a famosa caldeirada setubalense às ementas. No último dia do evento, às 18h, a Casa da Baía irá receber um live cooking com o chef António Almeida, do restaurante Taberna Grande.

De modo a antecipar a estreia de A Flowering Tree, os solistas Jessica Rivera, Shawn Mathey e Luís Rodrigues irão cantar esta quinta-feira excertos da ópera de John Adams no Foyer do Teatro Nacional de São Carlos, acompanhados ao piano por Rui Rodrigues. A comentar os excertos estarão a diretora musical Joana Carneiro, a encenadora Nicola Raab e Rui Horta, responsável pela encenação da ópera em 2010. A sessão está marcada para as 19h30, e a entrada é livre.

Esta quinta-feira, irá decorrer a sexta edição do “Concerto por um Novo Futuro”, da Associação Novo Futuro. No ano em que a associação celebra o 20º aniversário, o espetáculo será dedicado à obra de uma das maiores vozes nacionais — Amália Rodrigues. O evento, com início marcado para as 21h30 na MEO Arena, em Lisboa, irá juntar alguns dos mais reconhecidos fadistas portugueses, como Gisela João, Kátia Guerreiro, António Zambujo e Ricardo Ribeiro, que irão interpretar alguns dos clássicos imortalizados por Amália. O concerto irá ainda contar com a participação de Simone, voz icónica da música popular brasileira. A cantora irá interpretar os temas “Foi Deus” e “Nem às Paredes Confesso”.

Os bilhetes custam entre 10 e 15 euros e a receita do espetáculo irá reverter na íntegra para a Associação Novo Futuro. Fundada em 1996, a associação tem como objetivo o acolhimento em lar de crianças e jovens privados de ambiente familiar adequado, proporcionando o desenvolvimento humano a que têm direito.

A fadista Ana Moura está em digressão nacional para apresentar o novo álbum, Moura, esta sexta-feira irá subir ao palco da Arena d’Évora. O concerto está marcado para as 21h30 e os bilhetes custam entre 10 e 25 euros. No dia seguinte, terá início no Teatro Garcia de Resende um ciclo de teatro espanhol, que decorrerá até ao dia 9 de abril e que contará com a participação de várias companhias de teatro do país vizinho. No sábado, às 21h30, caberá ao Teatro Guirigai, de Los Santos de Maimona, apresentar a peça “La Especie Dominante”. Os bilhetes custam 6 euros.

No mesmo dia, irá começar mais uma edição do Moita Metal Fest. Até sábado, a Sociedade Filarmónica Estrela Moitense irá receber 18 bandas nacionais e internacionais, com destaque para os suecos Entombed AD, que o ano passado passaram pela edição do ano passado do SWR Barroselas Metalfest, e os alemães Tankard. As portas abrem às 20h na sexta-feira e às 14h30 no sábado. Os bilhetes custam entre 12 (sexta-feira) e 15 euros (sábado).

No sábado, o Santiago Alquimista vai receber a Farra Fanfarra. O grupo, composto por músicos oriundos dos quatro cantos do mundo, vai celebrar o seu décimo aniversário com muitas surpresas e vários convidados, numa noite que promete abanar a noite lisboeta. O concerto tem início marcado para as 23h e a festa promete durar até às 4h. Os bilhetes custam 5 “jarras”.

No mesmo dia, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) irá oferecer um presente de aniversário a Adília Lopes, poetiza que celebra no dia 20 de abril 56 anos. Em Tarde, Adília Lopes, a CNB irá juntar duas expressões artísticas que movem a presente temporada — a dança e a poesia –, reunindo vários convidados que, ao longo de duas horas, irão ler e dizer a poesia de Adília Lopes. O evento irá decorrer no Teatro Camões, em Lisboa, entre as 17h e as 19h. A entrada é livre.

primavera_ilhas (1)

No Funchal, começa na sexta-feira o Festival do Vinho, do Artesanato e do Bordado da Madeira. O programa do festival, que irá decorrer até domingo, inclui prova de vinhos, exposições de artesanato e workshops de bordados. A programação completa pode ser consultada aqui.

Nos Açores, o Teatro Faialense, na cidade da Horta, vai receber no sábado o espetáculo de stand up comedy “Na Ponta da Língua”, de Salvador Martinha. Tem início marcado para 22h e os bilhetes custam entre 15 (plateia) e 60 euros (camarote principal).