Parece mais uma ilustração para as crianças colorirem, mas é na verdade o mais recente desafio a baralhar os internautas. É tudo uma questão de lógica e perspicácia: o “Acampamento” conta uma história que pode suscitar muitas perguntas. O problema é que as respostas a tantas interrogações é evidente para a maior parte dos miúdos, mas não para os adultos. E se quiser muito provar que estamos errados, então este é o artigo ideal para testar a sua inteligência.

Comece por observar com muita atenção a imagem aqui em baixo. A seguir vai encontrar nove perguntas a que deve responder sem pistas adicionais, além das que o próprio desenho lhe dá. Preparado?

1200_desafio

As perguntas

1 – Quantos turistas há no acampamento?

2 – Terão eles chegado hoje ao acampamento?

3 – Como terão chegado lá?

4 – Estão perto da civilização?

5 – O vento sopra de norte para sul?

6 – Que horas serão?

7 – Onde está o Alex?

8 – Quem ficou de guarda na noite anterior?

9 – Em que dia e em que mês estão?

Baralhado de todo? Nós compreendemos. Por cá também não foi fácil chegar às respostas, mas já temos as soluções e agora queremos partilhar consigo. Para as encontrar deixe passar as aspas aqui em baixo e divirta-se. E depois conte-nos se fazem sentido para si.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As respostas

1 – São quatro turistas. Na manta que está no chão há quatro pratos e quatro pares de talheres. Além disso, repare na lista afixada na árvore: estão lá quatro nomes inscritos, embora um esteja tapado.

2 – Não, não chegaram hoje ao acampamento: há teias de aranha na tenda, o que prova que estão lá há algum tempo.

3 – De barco: há dois remos encostados à arvore.

4 – Estão, caso contrário não haveria galinhas a comer milho ali perto.

5 – O vento sopra de sul para norte. No hemisfério norte, os ramos mais frondosos crescem para sul. Com base nisso ficamos a conhecer os pontos cardeais. Depois basta observar a bandeira.

6 – Sabendo que o vento vem do sul, visto que estão a cozinhar e tendo em conta a direção das sombras, pode dizer-se que é de manhã.

7 – O Alex está a caçar borboletas. Repare na rede que está atrás dos arbustos.

8 – Tendo em conta que cada mochila tem a inicial de todos os turistas, podemos concluir que Colin (letra C) é o único que não está ativo, portanto podemos supor que está a descansar da noite anterior.

9 – Se o Colin, que agora está a dormir, esteve de guarda no dia sete (noite anterior), então hoje é dia oito. O mês será agosto: há uma melancia na manta, um fruto que se costuma comer nesse mês do verão.