O ativista e jornalista angolano Rafael Marques filmou e divulgou um vídeo com imagens chocantes da falta de condições da morgue do Hospital Josina Machel, em Luanda, capital de Angola. As imagens, captadas durante o dia, demonstram como aquele edifício não consegue dar resposta ao elevado número de mortes, especialmente altos por causa de uma epidemia e febre-amarela e de malária.

O resultado é chocante. Sem outra alternativa aparente, os cadáveres são lavados e preparados ao ar livre pelos familiares dos mortos. “Conto mais de 20 corpos espalhados, a serem lavados ao ar livre pelos familiares, vestidos, aprumados para o adeus final aos entes queridos. No chão, as águas não escorrem. Misturam-se com sangue, com os plásticos abandonados, luvas, máscaras, panos, roupas retiradas dos mortos. Há uma fossa entupida, com águas putrefactas, no mesmo local”, escreveu Rafael Marques num texto originalmente publicado no site Maka Angola e, mais tarde, no Observador.

O governo pode sonegar os dados. Mas não há como esconder os mortos. Basta contá-los, um por um, à saída. É a rotina na morgue do maior hospital do país.”

Veja o vídeo completo — avisamos que contém imagens que podem chocar alguns leitores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR