"Prepare for Impact", o jogo que ensina como sobreviver a um acidente de aviação

Se houver uma emergência durante um voo, saberá o que fazer? Este jogo gratuito permite-lhe "viver" algumas situações extremas. Virtualmente, claro.

i

HCILabUdine

HCILabUdine

Se viaja de avião, sabe bem como é. Minutos antes da partida, lá está a tripulação no meio dos corredores a explicar o que devem os passageiros fazer em caso de emergência. A história repete-se a cada voo e muitos passageiros já nem prestam atenção ao assunto. Mas, e se alguma coisa não correr bem? Saberá como agir (e reagir)? Provavelmente não. A pensar nisso, o Human-Computer Interaction Lab da universidade italiana de Údine desenvolveu um jogo que simula várias situações de emergência que podem acontecer durante um voo.

A aplicação chama-se Prepare for Impact e está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Com um ambiente em três dimensões, permite que o jogador decida o que fazer durante uma emergência e perceber as consequências positivas ou negativas de determinada ação (como não obedecer ao aviso para apertar o cinto de segurança). O jogo tem vários níveis que correspondem a várias situações de emergência: desde um despiste na pista, um choque contra outro avião, uma aterragem de emergência ou até uma amaragem.

O jogo já foi descarregado mais de 10 mil vezes — pelo menos em dispositivos Android — e, de acordo com os programadores, foi desenvolvido no âmbito de um trabalho de investigação sobre segurança na aviação. O projeto foca-se na exploração de novas abordagens na educação para as questões relacionadas com a segurança.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.